Polícia

Irmãos venezuelanos sãos acusados de praticar assalto em Pacaraima

Devido à crise que a Venezuela enfrenta, aumentou a imigração venezuelana no Estado. Nos últimos meses, muitos venezuelanos têm vindo para Boa Vista, o que fez surgirem notícias do envolvimento deles em crimes.

Esse foi o caso de dois irmãos venezuelanos, um de 21 e outro de 23 anos de idade, que foram presos em flagrante por furto no município de Pacaraima, que fica na fronteira com aquele país.

A dupla furtou uma bolsa de uma mulher e uma peça de veículo. Conforme o delegado Jimmy Santana, os venezuelanos foram pegos pela Polícia Militar momentos depois de terem praticado o furto, quando a mulher havia acabado de sair de sua residência. A polícia foi acionada pelo filho da vítima, que viu a ação criminosa.

Os estrangeiros têm livre acesso à cidade brasileira, pois há um acordo entre as áreas fronteiriças. A dupla passou por procedimentos de praxe na delegacia daquela cidade e aguardaram na cela do local para passar por audiência de custódia. O Tribunal de Justiça de Roraima não informou o resultado.

Os dois, caso sejam condenados por furto, terão de cumprir pena no Brasil e só serão deportados para a Venezuela após cumprirem a sentença. A Polícia Federal (PF) já foi informada sobre a situação dos venezuelanos presos.

Outro caso envolvendo venezuelanos ocorreu no mês passado, quando furtaram alguns produtos de higiene pessoal e garrafas de bebidas em um supermercado na área central de Boa Vista, quando eles foram pegos momentos depois pela polícia e encaminhados para o 1º Distrito.

Conforme a lei brasileira nº 6.815/80, estrangeiros em turismo não podem trabalhar e, caso cometam algum crime no país onde estão como turistas, não poderão mais ter direito ao visto. (T.C)