Cotidiano

Ipem vai fiscalizar 21 lojas de eletrodomésticos até sexta-feira

Objetivo da operação é verificar a existência do selo de qualidade em eletrodomésticos, como liquidificador e cafeteira

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima (Ipem-RR) iniciou ontem, 19, a Operação Cozinha Segura, que tem o intuito de verificar a existência do selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em produtos de cozinha de menor porte, como liquidificador, cafeteira, micro-ondas e sanduicheiras. Até esta sexta-feira, 23, o órgão vai fiscalizar 21 lojas de eletrodomésticos.

Segundo o agente técnico do Ipem, Wiston Márcio, a operação acontece em âmbito nacional durante toda a semana. Ele explicou que no total serão vistoriados 13 itens, entre microprocessadores, grills, batedeiras, liquidificadores, cafeteiras e panelas metálicas. O agente ressaltou que, mesmo realizando anualmente a ação de fiscalização, as irregularidades continuam acontecendo.

Uma vez encontrada irregularidades, Márcio informou que é feito um Termo de Apreensão Cautelar para o dono do estabelecimento. A partir daí, o produto é retirado da loja e são estipulados dez dias para o comerciante apresentar a nota fiscal do produto na sede do Ipem. Após isso, ocorre o trâmite jurídico para saber se o dono vai ser multado ou não. “Cada caso vai ser analisado de forma diferente pela Justiça, assim como a penalidade”, disse.

A dona de casa Maria do Carmo, de 57 anos, explicou que não tinha o costume de verificar se os produtos continham o selo de segurança. Ciente da operação, ela contou que vai ter mais cuidado na hora da compra. “Na minha época não tinha isso, mas sei que os acidentes dentro de uma cozinha podem ser graves com esses aparelhos elétricos”, contou.

IRREGULARIDADE – Durante a inspeção em uma das lojas de eletrodomésticos de Boa Vista, os agentes do Ipem registraram irregularidade em uma batedeira. Conforme os agentes, o aparelho não apresentou o selo compulsório do Inmetro, o que representa risco aos consumidores durante o uso, como incêndios. Os responsáveis pela loja não quiseram se pronunciar sobre o caso, mas vão realizar todos os procedimentos necessários. (A.G.G)