Cotidiano

Ipem fiscaliza venda de produtos automotivos em 16 estabelecimentos

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem) iniciou na segunda-feira, 06, a Operação Boa Viagem, com previsão de encerramento na sexta-feira, 10. A ação faz parte do calendário anual do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizada em todo o País, que tem como objetivo fiscalizar a venda de produtos automotivos nos comércios do Estado.

O diretor técnico de Qualidade e Metrologia do Ipem, Alfredo Gadelha, explicou que os agentes fiscalizadores estão percorrendo 16 estabelecimentos, verificando se os produtos comercializados estão dentro das normas estabelecidas pelo Inmetro. “Uma média de 180 produtos está sendo averiguada, entre rodas automotivas de aço ou alumínio, bateria chumbo-ácido, amortecedor de suspensão, buzinas e lâmpadas para veículos”, frisou.

Segundo ele, a operação especial visa garantir mais segurança aos consumidores que costumam viajar de carro nesse período de início do ano, quando os veículos precisam passar por manutenção. “Nossas ações buscam garantir que os usuários adquiriam produtos com qualidade e que não causem prejuízos e nem coloquem em risco a segurança do consumidor”, disse Gadelha.

As empresas cujos produtos estiverem sem o selo do Inmetro ou fora dos padrões exigidos poderão ser penalizadas com multas, conforme estabelecido em lei.