Cotidiano

Ipem fiscaliza eletrodomésticos e eletroeletrônicos

Nesta semana o Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) realiza a Operação Copa, relacionada à fiscalização de produtos eletroeletrônicos de copa e cozinha e tem como objetivo conscientizar os comerciantes sobre a exigência do selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Os produtos fiscalizados na operação, que segue até sexta-feira, correspondem aos da linha branca, como: refrigeradores, fritadeiras, fogões, grelhas, churrasqueiras elétricas, máquina de lavar, assadeiras, entre outros. Esses itens necessitam de duas etiquetas essenciais: Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) e a do Procel, uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.

“O rótulo deve estar presente tanto na caixa quanto no objeto, por isso é importante que os produtos permaneçam em suas caixas. Caso o comerciante deseje expor o item fora da embalagem, é importante mantê-la reservada, pois é por meio da caixa que fazemos a rastreabilidade da mercadoria. Nesses selos, é necessário que tenha informações do fabricante, CNPJ, telefone, endereço, além de todas as informações energéticas da peça”, informou a presidente do Ipem, Isabella Dias.

Os materiais que são apreendidos por falta de etiquetas ou por alguma instabilidade são levados para o depósito do Ipem. “Existe um processo em que os comerciantes ou fabricantes entram com suas defesas com a liberdade de recorrer. Pode haver erros de informações que podem ser corrigidos e o objeto pode voltar para o comércio. No entanto, se no final verificarmos que realmente o produto estava irregular, ele não poderá ser posto a uso e deverá ser destruído, mas isso é um processo que demora meses”, explicou Isabella.

Segundo a presidente do Ipem, as punições são pecuniárias e normalmente são direcionadas às fábricas. “Geralmente os comerciante nos apresentam a nota fiscal. Com ela, é possível saber de quem ele comprou. Normalmente os erros nas informações dos produtos vêm de fábrica. A falha dos mercantes é apenas caso eles descartem a embalagem. Normalmente as fábricas são multadas”, disse.

Ainda segundo Isabella Dias, essa é uma ação importante para os consumidores, pois trata de proteção e segurança. De acordo com a presidente do Ipem, a presença do selo significa que o produto foi testado e que passou por uma verificação do Inmetro. Caso contrário não há segurança alguma no equipamento.

Cerca de 50 estabelecimentos em Boa Vista serão fiscalizados. “Nesta semana, a ação acontece especialmente aqui na capital, porém é uma operação que é realizada em todo estado. Todos os municípios passam pela fiscalização, pode ser que nessa semana não atinjamos todos os comércios, mas os nossos trabalhos continuam acontecendo rotineiramente”, informou Isabella Dias.

As fiscalizações são realizadas das 8h às 12 horas. No primeiro dia de fiscalização, cinco lojas foram visitadas e nenhum produto irregular foi encontrado. Para o gerente de uma rede de loja de eletroeletrônicos, Fabio Costa, analisar bem as empresas que fazem as vendas para o mercado local é a melhor alternativa para não receber produtos de forma interrupta.

“Da mesma forma que as firmas cobram certos parâmetros para nos vender, a gente cobra para que nos repassem produtos de boa qualidade. É muito raro ter algum equipamento irregular na nossa loja, porque antes de assinar o termo de recebimento para as empresas, fazemos nossa própria fiscalização para evitar problemas”, relatou. (K.M)

Publicidade