Cotidiano

Inverno dá trégua, mas estradas em Uiramutã ainda continuam precárias

O fim do período chuvoso trouxe alívio aos moradores do Município de Uiramutã, localizado na região nordeste do Estado. Apesar disso, a situação em relação às estradas nos municípios continua crítica. “As chuvas deram uma trégua e alguns igarapés já apresentam diminuição em relação ao volume de água. Apesar disso, a nossa preocupação com as estradas continuam, já que há muita poeira e também buracos”, afirmou o prefeito Manuel Araújo, o Dedel (PP).

Ele disse que a administração municipal vem concentrando esforços na busca por parcerias para resolver o problema. Por conta dos estragos causados pelas chuvas, muitas comunidades foram afetadas, o que levou o município a decretar Estado de Emergência no final do mês passado.

“Estamos lutando para ver uma possibilidade de conseguir apoio político para realmente fazer um trabalho de melhoramento dessa questão, já que a chuva aumentou a nossa preocupação em relação ao isolamento do município. Mesmo que não dê para recuperar a estrada toda, que pelo menos esse apoio nos ajude a melhorá-la”.

Em relação ao pedido de ajuda feito ao Governo Federal, Dedel destacou que somente agora o município conseguiu enviar o relatório de necessidades de urgência para Brasília. O atraso se deu por conta da demora do recebimento do formulário de solicitação de ajuda.

Além do apoio na questão da recuperação de estradas e vicinais, o pedido de ajuda inclui o envio de equipamentos para reforçar o atendimento de saúde à população e a criação de um novo contrato para aluguel de aeronaves para atender os casos de pacientes mais urgentes. “Na segunda-feira, nós enviamos o relatório com as necessidades do município, de acordo com o levantado feito pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, mas eles [Governo Federal] ainda não fixaram um prazo de quando vão dar retorno. Apesar disso, acreditamos que não haja tanta demora, visto que já reconheceram a situação crítica do município”, frisou.

Questionado sobre o apoio que o Governo do Estado tem dado ao município, principalmente em relação à manutenção da BR-171, Dedel ressaltou que a ajuda tem sido realizada de forma tímida, mas o suficiente para minimizar os problemas. “A ajuda tem sido feita dentro das possibilidades, como o repasse de combustíveis dos maquinários para a recuperação de alguns trechos, fora que durante o período das cheias eles realizaram algumas ações de socorro”, salientou.

SEINF – Com relação às vicinais de Uiramutã, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informou que o Estado tem auxiliado a Prefeitura nas ações emergenciais de recuperação das rodovias mais atingidas. Destacou que, em fevereiro, técnicos da secretaria e do 6º Batalhão de Engenharia e Construção (6º BEC) realizaram um levantamento da situação das pontes e vicinais, com o intuito de que seja celebrado um convênio entre o Estado e o Exército para a recuperação.

“O primeiro serviço feito foi a recuperação de emergência da cabeceira da ponte sobre o Rio Urucuri, na BR-171, que dá acesso ao município. Porém, com a chegada do inverno, o convênio para as demais obras ficou em fase de estudo de viabilidade, pois depende de fatores como a disponibilidade financeira, já que a dificuldade de acesso eleva os custos dos serviços, além da liberação de diversas licenças ambientais, visto que o município se encontra em área indígena”, enfatizou.

De acordo com a Seinf, desde que foi atingido pelo transbordamento dos rios Maú e Uailã, o Uiramutã tem recebido total atenção do Governo do Estado, que mobilizou uma força tarefa para minimizar os efeitos das enchentes para a população daquele município. (M.L)