Cotidiano

Instituições firmam acordo para conciliar produção e sustentabilidade ambiental

A Semana do Meio Ambiente, coordenada pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), foi iniciada ontem, 5, com solenidade no auditório da Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social).Na ocasião, foi apresentado o Sistema de Licenciamento Ambiental, além da assinatura de termos de cooperação entre Femarh e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) e Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima).

O acordo estabelecido com a Seapa e o Iteraima visaà cooperação mútua entre os analistas ambientais da Femarh e os técnicos dos outros dois órgãos na vistoria de propriedades rurais. O presidente da Fundação, Rogério Martins, afirmou que é necessário criar mecanismos, como os termos de cooperação, para usufruir do grande potencial ambiental de Roraima.

Segundo o presidente do Iteraima, Alysson Macedo, o acordo expande o alcance e a agilidade do Instituto para a população rural.“Esse acordo de cooperação engloba o Iteraima, na parte de regularização fundiária, segurança jurídica da terra; a Seapa, na parte de assistência técnica e utilização de toda infraestrutura, presente em todos os municípios e vilas; e a Femarh na regularização ambiental. Aliando todas, possuímos a capacidade de prestar um melhor serviço”, explica Macedo.

Para o secretário adjunto da Seapa, Wolney Costa, este trabalho conjunto tem por objetivo a sustentabilidade do Meio Ambiente, juntamente com o desenvolvimento agrícola do estado e da agricultura familiar.“Visamos proporcionar aos agricultores familiares o melhor serviço prestado pelo Governo do Estado, com acesso a serviços de forma mais rápida e mais eficiente, possibilitando alcance ao crédito. E que eles façam de forma sustentável seus plantios. Assim, o estado ganha, com desenvolvimento mais responsável”, disse.

O termo assinado entre a Femarh e a Cipa diz respeito à segurança, feita por policiais militares, dos servidores responsáveis pela fiscalização ambiental.

PROGRAMAÇÃO – A programação da Semana do Meio Ambiente segue hoje, 6, com a inauguração da Horta da Rede Cidadania, na Avenida São Sebastião, bairro Santa Tereza. As escolas estaduais receberão na quarta-feira, 7, palestras com a equipe de Educação Ambiental da Femarh.

Na quinta-feira, 8, às 19h, o presidente da Femarh, Rogério Martins, vai ministrar palestra no Centro Universitário Estácio da Amazônia.A programação encerra na sexta-feira, 9, com o Fórum Técnico Estadual de Meio Ambiente, no auditório do PRONAT, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Na ocasião, serão repassadas orientações sobre fiscalização, licenciamento ambiental, entre outros assuntos pertinentes ao tema. (F.J)