Cotidiano

Instalação de sistema de monitoramento é opção para evitar roubos e furtos

Alarme, rastreador, cerca elétrica e até botão do pânico são sugestões de empresários

Para evitar a crescente onda de violência em Boa Vista, com registro de casos de furtos e roubos de veículos nas ruas da Capital e de residências, especialistas da área de segurança recomendam que a população adote algumas medidas para evitar o aumento alarmante da criminalidade.

Responsável pela primeira empresa a prestar o serviço de monitoramento de carros e motocicletas, Denner Souza afirma que são simples as medidas que o condutor deve adotar para evitar ser assaltado. “Evite deixar os veículos fora de casa ou em locais isolados, evite trafegar em locais escuros ou propensos a atividade criminal e, principalmente, nunca reaja a assaltos. E, se possível, adote um serviço de segurança para os veículos, como alarme ou até mesmo o sistema de rastreamento”, recomendou.

O empresário explicou que uma das formas de controle é a instalação de um equipamento que rastreia a localização exata do automóvel ou motocicleta 24h por dia e que pode bloquear, à distância, o veículo. “Dessa forma, nós podemos acompanhar quando um veículo está em locais não habituais ou saindo da cidade e entramos em contato com o cliente. Se for confirmado que não é o dono que está no veículo, nós travamos o carro ou moto e a pessoa que estiver conduzindo vai parar onde quer que esteja”, explicou.

RESIDÊNCIAS – Para evitar o furto e roubo a residências, o empresário Jalles Dias de Araújo orientou o proprietário da casa a adotar os sistemas de alarme externos, como cercas elétricas e alarmes nos pontos próximos ao muro, além dos sistemas internos, como travas em portas e janelas e câmeras de segurança com acompanhamento via internet por aplicativo ou televisão. Pessoas com poder aquisitivo maior, como figuras públicas, podem instalar um botão do pânico, que é acompanhado pela central de segurança que aciona a polícia imediatamente.

Além disso, um das preocupações do cliente deve ser procurar por uma companhia que tenha renome no mercado de trabalho e evitar a contratação de terceiros. “O ideal é contratar empresas idôneas e não contratar instaladores autônomos. Dessa forma, o proprietário pode levar para dentro de casa uma pessoa, que mais tarde poderá passar as informações sobre a instalação para um criminoso”, comentou.

Jalles também recomendou que também se procure por uma empresa que faça uma instalação técnica de qualidade. “Às vezes, o cliente utiliza um recurso, investe, coloca e não dá uma assistência para os equipamentos. E quando necessita, o equipamento não está mais realizando o serviço que é previsto para fazer, está ali “só de enfeite”. É preciso procurar uma empresa com qualificação técnica para fazer uma boa instalação, para fazer com que o equipamento dure por um longo prazo e evite transtornos maiores”, sugeriu. (P.C)