Cotidiano

Instalação de radares eletrônicos é tema de audiência pública na ALE

Representantes de órgãos de trânsito vão participar dos debates e o evento é aberto ao público

A Assembleia Legislativa de Roraima realiza hoje, às 9 horas, uma audiência pública para tratar sobre a fiscalização eletrônica de trânsito em Boa Vista. A sessão será presidida pelo deputado estadual Coronel Chagas (PRTB). Ele é um dos seis parlamentares que compõem uma comissão especial sobre o tema.

Representantes de órgãos de trânsito vão participar dos debates e o evento é aberto ao público. Segundo Chagas, serão discutidos se os equipamentos de monitoramento estão instalados nos pontos adequados e se estão funcionando corretamente.

Além do número expressivo de multas – cerca de 15 mil ao mês, conforme dados oficiais – uma portaria municipal chamou a atenção das autoridades. Ela estabelece índices de produtividade para os agentes de trânsito, sob pena de perdas de benefícios. “Queremos um trânsito seguro e não uma indústria de multas. A fiscalização deve ter caráter educativo e repressivo, jamais arrecadatório”, ponderou o parlamentar.

MULTAS – Conforme estatísticas da Prefeitura de Boa Vista, de 1º de janeiro de 2017 a 9 de março de 2018, foram registradas 112.545 autuações na capital. Dessas, 90.397 foram aplicadas pela fiscalização eletrônica e 22.148 anotadas pelos agentes de trânsito.

Antes, a média mensal de autuações, de acordo com o parlamentar, era de mil multas. A partir da portaria, concomitante à fiscalização eletrônica, esse número saltou para mais de 15 mil notificações ao mês.