Cultura

Inscrições abertas para curso de Formatação de projetos

O objetivo do curso é auxiliar produtores independentes do cinema regional

Para auxiliar os cineastas produtores independentes na qualificação dos projetos a serem inscritos nos editais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro, serão realizadas Oficinas de Formatação. As oficinas acontecerão em todas as capitais do País. 

Serão três oficinas por capital, sendo uma para cada tipologia: animação, documentário e ficção. Cada oficina terá até 30 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição, desde que cumpridos os requisitos.
Para se inscrever, o candidato deve preencher ficha de inscrição online, apresentando uma proposta de projeto para a categoria da oficina que pretende cursar, contendo nome, formato, pequena sinopse e estágio do projeto.

De acordo com o cineasta Claudio Lavor, para inscrever-se é necessário preencher ficha de inscrição online, apresentando uma proposta de projeto para a categoria da oficina que pretende cursar, contendo nome, formato, pequena sinopse e estágio do projeto.

“Também deverá apresentar uma carta de intenção de uma empresa produtora independente e registrada na Agência Nacional de Cinema (Ancine), comprometendo-se a inscrever o projeto nas chamadas pública”, comentou.

A ficha de inscrição (planilha via googledocs) estará disponível online no site http://fsa.ancine.gov.br/. As oficinas serão realizadas na Videoteca do Palácio da Cultura Nenê Macaggi.

Após o envio dos dados, o Escritório Regional da sua região confirmará a inscrição por e-mail e encaminhará o Termo de Compromisso (carta de intenção) para que a empresa produtora independente responsável pelo projeto assine, comprometendo-se a inscrever o projeto na chamada pública.

Realização

As Chamadas Públicas regionais são operadas por meio de uma parceria entre a ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).

Em Roraima, as oficinas recebem o Apoio local da ABDeC (Associação Brasileira de Documentaristas e Curt-metragistas/Seção Roraima) e CEC/RR (Conselho Estadual de Cultura de Roraima).