Cotidiano

Índios Yanomami são acusados de promoverem desordem em Mucajaí

Secretário municipal diz que indígenas foram para a cidade a fim de sacar benefícios sociais, gastaram o dinheiro e não têm como retornar

Um grupo formado por cerca de 70 indígenas da etnia Yanomami, entre mulheres e crianças, tem causado transtornos aos moradores do Município de Mucajaí, região Centro-Oeste de Roraima, a 55 quilômetros de Boa Vista. Sem local para dormir, eles tomaram conta da Casa do Mel e das calçadas da cidade desde o dia 30 de dezembro. 

A Fundação Nacional do Índio (Funai) afirma que não tem recursos para enviar os indígenas de volta para suas regiões e que o município poderia agir em conjunto com a Polícia Militar para solucionar os problemas. O grupo fica acampado e ata suas redes em árvores nos prédios abandonados.

O secretário municipal de Finanças de Mucajaí, Marcos Silva, relatou que os indígenas saíram de suas comunidades para realizar compras e fazer o saque dos benefícios que recebem do Governo Federal. “Eles vieram no dia 30 e até hoje estão aqui. A maioria gastou dinheiro com bebida alcoólica e agora não tem como retornar”, explicou.

Ele relatou que desde o fim de semana os indígenas têm causado transtorno aos moradores. “Outro dia, um casal do grupo tentou ter relações sexuais na calçada. Após a manifestação de moradores, eles se assustaram e interromperam o ato”.

Silva relatou que brigas entre os indígenas têm assustado a população. “Eles vivem embriagados e se metem em brigas. A população está assustada, sem saber o que fazer. Já entramos em contato com a Funai, porém alegam que estão sem recursos para nos ajudar”, disse.

PM – Por meio de nota, o Governo de Roraima informou que a secretária adjunta do Índio, Leoma Ferreira, providenciará um veículo para que os indígenas sejam levados de volta à comunidade.

O governo informou que a Secretaria Estadual do Índio (SEI) entrou em contato com a Funai, na noite de ontem, para informar as providências e solicitar a colaboração no sentido de que o transporte dos indígenas ocorra por meio de ação conjunta entre SEI e Funai com o apoio da PM. (I.S)