INTERIOR DO ESTADO
Indígenas ficam ilhados com as fortes chuvas no Uiramutã; confira vídeo
Uma das comunidades mais afetadas é a Kuma’pai, onde os 63 indígenas que moram ali não têm como sair do local por conta dos alagamentos
Por Folha Web
Em 18/05/2017 às 09:56
As 14 casas, escola e posto médico da comunidade estão debaixo d’água (Foto: Divulgação)

Comunidades indígenas do município do Uiramutã, ao Norte de Roraima, estão ilhadas por conta das fortes chuvas que vêm caindo na região.

Uma das comunidades mais afetadas é a Kuma’pai, que fica a 8 quilômetros da sede do município. Segundo o tuxaua, os 63 indígenas que moram ali não têm como sair do local. “As 14 casas, escola e posto médico estão debaixo d’água”, informou o líder da comunidade.

Além da Kuma’pai, outras comunidades no entorno também sofrem com os alagamentos. Confira o vídeo:

À FolhaWeb, o prefeito do Uiramutã, Manoel da Silva, o “Dedel”, informou que está em Brasília para participar de uma reunião com outros gestores de municípios mas que já acionou o Governo do Estado para buscar soluções na ajuda aos indígenas.

“A preocupação é grande com os povos indígenas e vamos ver como podemos ajudar e tomar todas as medidas. Primeiro temos que fazer o reconhecimento da situação, porque o Uiramutã é 98% indígena e temos que respeitar a cultura deles”, frisou.

uiramutã 1
uiramutã 2
uiramutã 3
jaime disse: Em 22/05/2017 às 17:42:46

"Só acho que este não é o momento oportuno para julgar absolutamente ninguém não sejamos leigos. afinal estamos na terra de Roraima terra indígena. então o mínimo é que sejamos gratos e solidários... e logo apos a tempestade passar podemos pautar as críticas... "

TATIANE QUEIROZ disse: Em 18/05/2017 às 21:21:15

"Gente, qual a necessidade desses comentários? em um momento tão delicado, onde nesse exato momento tem seres humanos, crianças...sem ter onde dormir, em um município onde as noites costumam ser frias... vamos deixar seus comentários desnecessários de lado e ajudar ao próximo. Não tratemos a situação como sendo um caso isolado, que somente índio age em benefício próprio, é uma situação generalizada,infelizmente, as pessoas estão bem mais preocupadas em tirar vantagem do que ajudar. LEVANTEM-SE DE SUAS CADEIRAS E VÃO AJUDAR AO PRÓXIMO, OU SE NÃO, CALEM-SE...NÃO USEM DE CODINOMES PRA FAZER SEUS COMENTÁRIOS OFENSIVOS OU QUE NÃO AGREGAM VALOR."

Ciella Yearwood disse: Em 19/05/2017 às 08:04:12

"As pessoas que ajudavam esse povo no passado foram expulsas covardemente de suas terras, agora eles(os indios) que vãp chorar migalhas do governo. "

TATIANE QUEIROZ disse: Em 19/05/2017 às 19:22:11

"Isso mesmo é hora de todos se unir"

Ciella Yearwood disse: Em 18/05/2017 às 20:43:35

"Eles nao disseram que a terra era deles sabe lá a quantos anos? Como agora estão ilhados e não sabem o que fazer? Muito estranho de um povo que se fosse verdade saberiam que alí a terra costuma alagar no inverno. Os índios são nomades, normalmente saberiam que tinham que se mudar nessa época. Ahhh esqueci, eles são indios de Araque. Me poupe. "

Dani Cavalcante disse: Em 19/05/2017 às 15:03:46

"Nossa se fosse assim as pessoas que moram em cidades onde tem enchente bandonariam suas casas sabendo o que vai acontecer,acontece minha cara que ninguém sabe a quantidade de chuva de todos os anos, se estão lá e por que nunca der ter acontecido.se abandonam a terra estão errados,se ficam também ,então nos poupe você. "

Dani Cavalcante disse: Em 19/05/2017 às 15:03:47

"Nossa se fosse assim as pessoas que moram em cidades onde tem enchente bandonariam suas casas sabendo o que vai acontecer,acontece minha cara que ninguém sabe a quantidade de chuva de todos os anos, se estão lá e por que nunca der ter acontecido.se abandonam a terra estão errados,se ficam também ,então nos poupe você. "

Davi disse: Em 18/05/2017 às 12:45:05

"Muito estranho esse alagamento nessa aldeia! Oque sera que esses indios tao fazendo ai nesse lugar?! Quanto eles querem para sair desde local?"

RIPA NA XULIPA disse: Em 18/05/2017 às 12:33:05

"Na hora de ajudar liberando a passagem do linhão de tucuruí(uma obra que beneficiará nao so os habitantes das cidades do estado como a todos os indígenas) só atrapalham impacam as obras dificultam as coisas... MAIS NA HORA DE PEDIR AJUDA SÃO LIGEIROS, ÁGEIS EM LEMBRAR DOS GOVERNANTES!"