Polícia

Indígena acusado de ser Canaimé é morto com mais de 40 facadas

Um crime brutal ocorrido na Vila Raimudão I, no município de Alto Alegre, surpreendeu a comunidade do local. Ray Marcelo Branco, de 49 anos, foi esfaqueado após uma briga na comunidade indígena na noite de quinta-feira, 29. De acordo com a polícia, o homem foi golpeado com uma faca por mais de 40 vezes por outros dois indígenas, que fugiram do local. Segundo moradores da região, a vítima teria sido morta porque se transformava no Canaimé, uma espécie de espírito maligno, entidade que faz parte da crença dos indígenas.

Segundo as autoridades policiais de Alto Alegre, o trio bebia junto antes do ocorrido. A vítima não tinha parentes nem residência fixa e, segundo testemunhas, tinha problemas mentais. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Alto Alegre, que tem como titular o delegado Trajano. A Folha apurou também que o corpo da vítima ainda está no Instituto Médico Legal (IML) e aguarda familiares para liberação e enterro.

HISTÓRICO – Em 2015, dois indígenas acusados de atacar um terceiro índio foram inocentados em um julgamento, que durou mais de 13 horas, onde os réus afirmaram que a vítima estava dominada pela entidade indígena Canaimé.  O crime que resultou no julgamento ocorreu no município de Uiramutã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em janeiro de 2013, local em que também aconteceu o julgamento dos acusados.

O corpo de jurados foi formado unicamente por índios. Antes do julgamento, na ocasião do crime, eles foram presos em flagrante e ficaram recolhidos por dez dias na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.