Esporte

Indicação para carregar a tocha olímpica termina amanhã

Os escolhidos para erguê-la serão anunciados em fevereiro. A tocha irá passar por mais de 300 cidades e pernoitará em 82 destinos

Os Jogos Olímpicos de 2016 serão sediados no Rio de Janeiro e as partidas de futebol serão realizadas em outras cinco cidades – Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo.

Entretanto, o Governo Federal defende que a principal competição do planeta é de todos os brasileiros.

Uma das ações para interiorizar os Jogos está no revezamento da tocha olímpica, que passará por todos os estados do país, além do Distrito Federal.

Mas quem quiser indicar alguém para carregar a pira, tem que correr. O prazo para a indicação vai até esta quarta-feira (14).

A indicação deverá ser acompanhada de um texto sobre o concorrente, além de uma foto ou um vídeo. As histórias serão avaliadas por uma comissão formada pelo patrocinador oficial e pelo Comitê Rio-2016.

Os escolhidos a conduzirem a tocha serão anunciados em fevereiro do próximo ano. A indicação ocorrerá por meio do site www.bradesco.com.br/tocha.

Momento histórico

A tocha olímpica será acesa em maio de 2016 em Olympia, na Grécia, dando continuidade a uma história de 2.900 anos e chegará ao Maracanã em 5 de agosto.

Os Jogos Olímpicos de Amsterdã 1928 foram os primeiros a terem a tocha olímpica na Era Moderna. O revezamento do fogo teve início em 1936 na edição de Berlim da competição.

Com informações do Ministério do Turismo