Cotidiano

Imagens mostram pacientes deitados no chão do HGR  

Sesau explicou que a foto se trata de um acompanhante e que ele estava contrariando as orientações das equipes de saúde quando deitou no chão da unidade.

Na manhã desta quinta-feira, 02 de agosto, fotos que mostram os corredores do Hospital Geral de Roraima  (HGR), cheios de macas e com pessoas deitadas no chão da unidade de saúde, circularam nas redes sociais em Roraima.

Uma das imagens mostra uma pessoa deitada no corredor da unidade ao pé de uma das macas que estão no corredor do hospital.   

As fotos foram enviadas por uma denunciante que pediu para não ter a identidade revelada. Em outro relato ela explica que além dos pacientes nos corredores e pessoas no chão, ela revelou que acompanha uma amiga que está internada há 15 dias esperando por uma cirurgia na vesícula.

“Disseram que o caso  é grave, mas ela nunca foi encaminhada para o leito e nem a cirurgia foi realizada até o momento e ela continua no corredor do hospital”, reclamou a denunciante.  

Em nota a  Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) informou que não há pacientes deitados no chão dos corredores do HGR (Hospital Geral de Roraima).

“A foto em questão retrata um acompanhante (identificado pela pulseira cinza no pulso), que contrariando as orientações da Unidade, por um momento deitou no chão. Na foto é possível verificar que ele colocou a cadeira para baixo da maca para se acomodar no chão”, esclarece.

A nota explica ainda que o Pronto Socorro é uma unidade de porta aberta e com uma alta demanda, mas os pacientes permanecem no corredor por um curto período de tempo.

Com o número crescente de casos graves por causas externas, foi necessário ampliar a área do Grande Trauma, para prestar um melhor atendimento aos pacientes mais graves. “Com isso a área destinada ao Pronto Atendimento diminuiu, porém o local será readequado com uma reforma, que irá começar ainda este mês”, afirma a Sesau.

Sobre a denuncia da pacientes internada aguardando por cirurgia, a Secretaria informou que que não há registro de nenhum paciente que esteja a mais de 15 dias no corredor.