Cotidiano

Igreja Católica repudia selvageria contra os imigrantes

Crise migratória vem alastrando desalinho e miséria entre os venezuelanos

A Diocese de Roraima, Igrejas Cristãs e representantes da sociedade civil conversaram com a imprensa sobre a situação dos venezuelanos no Estado.

O bispo Diocesano, dom Mário Antônio, repudiou a ação de grupos organizados nas redes sociais promovendo xenofobia e os atos violência ocorridos no interior do Estado.

Ele pediu ao povo para fortalecer a dignidade e garantir a integridade dos imigrantes.

“Nossa cidade mudou, mas isso não dá o direito de maltratar, desrespeitar, causar danos aos bens dos imigrantes, fragilizando ainda mais a situação desses nossos irmãos”, destacou dom Mário.

O bispo convocou ao fortalecimento da rede de cooperação e acolhida.

“Vamos deixar verter em nossos corações a solidariedade, o olhar atento, a boa vontade e a capacidade de servir aos necessitados”, ressaltou o bispo.

46 entidades assinaram um documento se posicionando em favor da acolhida dos imigrantes venezuelanos e manifestando discordância às posturas xenofóbicas e atos violentos.

Entidades que assinam: Amor Sem Fronteiras; Assembleia Nacional de Estudantes Livre – ANEL; Assoer; Cáritas-RR; CMDH – Centro de Migrações e Direitos Humanos; Ação da Cidadania; Companhia de Jesus – Jesuítas; Conselho Indigenista Missionário – CIMI; Fé e Alegria; Fraternidade Sem Fronteiras; Fundação AVINA; GEIFRON-UFRR; GIOMERR; GOERR; IMDH; IMDH Solidário; Instituto Missões Consolata; Irmãos Maristas; Irmãs Missionárias da Consolata; Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração de Jesus; Missionários Combonianos; Núcleo Rosa Luxemburgo; Pastorais Sociais (RR); Pastoral Carcerária-RR; Pastoral da Criança-RR; Pastoral Indigenista; Pastoral da Juventude-RR; Pastoral dos Migrantes; Pastoral Universitária; PCB-RR; PSOL-RR; Rede Um Grito pela Vida; REPAM-Brasil; SJMR – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados; SESDUF-RR; SINASEF Sessão IFRR; STIURR; SINTRACOMO; CSP CONLUTAS; UJC; CRB – Núcleo Roraima; Conselho de Psicologia 20ªRegião – CRP 20; Pirilampos – Casa de los Niños; Conectas Direitos Humanos; Movimento Puraké; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Pastoral Familiar-RR.