Cotidiano

IFRR abre inscrições para cursos gratuitos para população

Um total de 89 vagas estão sendo oferecidas entre cinco cursos que vão atender desde crianças a partir de 6 anos de idade a adultos

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está com inscrições abertas para quem quiser fazer aulas gratuitas de dança, ginástica, futsal e aulas de espanhol. Os cursos fazem parte dos projetos de extensão do IFRR e são desenvolvidos por alunos de cursos técnicos, nível superior, de tecnologia e licenciatura do Campus Boa Vista (CBV).

O público-alvo dos cursos depende de cada projeto. Os dias e os horários das aulas também variam de acordo com o interesse pelo curso. As inscrições estão sendo feitas na coordenação de Projetos da Diretoria de Extensão do Campus Boa Vista, no turno da manhã. É necessário apresentar documentos originais e cópias do RG, do CPF e comprovante de residência.

Os projetos são desenvolvidos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pbaex),que beneficia a comunidade acadêmica e a comunidade externa com a oferta de aulas gratuitas, seja na área do esporte, seja na área do lazer, seja na área da cultura.

Estão sendo oferecidas um total de 89 vagas, distribuídas entre os cursos de espanhol para crianças; o projeto ‘Vida Ativa: Saindo do Sedentarismo’, para pessoas a partir de 18 anos; aula de dança, para quem tem de 16 a 30 anos; ginástica para mulheres com idade entre 25 e 40 anos, e aulas de futsal, para adolescentes e jovens.

Em 2017, foram desenvolvidos 25 projetos pelo Pbaex e mais 91 projetos sem a concessão de bolsas, os quais, juntos, envolveram 96 servidores e 213 alunos do Campus. Mais de oito mil pessoas foram beneficiadas por meio dos projetos do Pbaex.

Segundo a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes, o Pbaex é um programa que visa fomentar a política de extensão no IFRR por meio do incentivo à participação dos estudantes no desenvolvimento de projetos voltados às comunidades externa e interna.

“Acreditamos que devemos fazer com que o ensino, a pesquisa e a extensão, andem lado a lado e de forma organizada, para tornarmos efetiva a nossa missão de contribuir para o desenvolvimento regional. Ou seja, com a instituição dando essas oportunidades aos discentes, realizamos a disseminação de ações que promovem melhorias significativas na sociedade”, disse Marilda.

Abaixo, os projetos que estão com inscrições abertas:

1- Brincar e Aprender: Curso Básico de Espanhol para Crianças
Público-alvo: crianças de 9 a 10 anos
Vagas: 20
3ª e 5ª/
Das 14h às 18h

2- Vida Ativa: Saindo do Sedentarismo
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Vagas: 20
2ª, 4ª e 6ª/
Das 18h às 20h
Das 19h às 21h

3-Freedom Cia de Dança
Público-alvo: 16 a 30 anos
Vagas: 15
3ª, 5ª e 6ª/
Das 18h às 21h

4- Ginástica Aeróbica Feminina
Público-alvo: 25 a 40 anos
Vagas: 14
2ª, 3ª e 4ª/
Das 18h30 às 19h30
Das 19h30 às 20h30
Das 20h30 às 21h30

5- IFFUTSAL
Público-alvo: 13 a 20 anos
Vagas: 20
3ª e 5ª/
Das 18h às 20h