Esporte

I Campeonato Roraimense de Muay Thai ocorre neste fim de semana

As categorias que competem nesta primeira edição são amadoras e semi-profissionais do naipe masculino e feminino.

O Ginásio Hélio Campos receberá neste sábado, 26, o I Campeonato Roraimense de Muay Thai. O evento começa às 14h e segue até as 22h30. A realização é da Aikithai Mixed Marcial Arts Sports, com sede em Boa Vista. Os duelos começam logo após a apresentação das equipes participantes e também da banda de música da Polícia Militar de Roraima.

As categorias que disputam neste primeiro momento são amadoras e semi-profissionais, do naipe masculino e feminino, sendo elas adulta, juvenil e júnior. O intuito da coordenação do torneio é o ensejo de conhecer as demais academias para fundamentar a necessidade de criação da Federação Roraimense de Muay Thai.

O evento visa criar o card de lutas para homologação estadual, regional, nacional e internacional dos atletas que venham participar de qualquer evento que esteja inteiramente ligado a atividade anual Desportivas de Muay Thai do Estado de Roraima, que engloba não só Boa Vista, mas também lutadores do interior.

A essência do Muay Thai é da Tailândia, e é a partir daí que o mestre e um dos idealizadores do evento Olavo Paulo Barros, ensina e aplica em toda sua caminhada até aqui.

“Estamos realizando esse evento justamente pra nós termos na nossa cidade, no nosso estado, o nosso nome inscrito tanto nas entidades nacionais quanto nas internacionais e daí pra frente. Então esse primeiro passo ele abre um ano de evento do Muay Thai no Estado de Roraima e desses nós teremos até dezembro mais cinco eventos”, contou.

“A dificuldade é grande, mas se nós não tivermos uma organização de eventos no Estado, nunca vamos ser reconhecidos como lutadores e sim como meros praticantes de atividades físicas”, completou.

Ele conta como quer que a modalidade se desenvolva daqui pra frente.

“Nós temos que valorizar cada atleta que se dedica a participar, a subir no ringue e que chega lá e mostra que ele tá sendo treinado, preparado, que tá se tornando um principiante de alto rendimento. Boa Vista e Roraima sempre foi um celeiro de grandes atletas em várias artes marciais que caem no esquecimento, tanto da valorização, quanto do nome, mas a gente não vai deixar isso acontecer porque nós temos um jiu-jítsu, karatê, judô, todos de qualidade, e agente quer apresentar também um muay thai de qualidade”, afirmou.

“É um desafio muito grande e vai ser superado com a presença do público que tem que prestigiar esse evento. Tem que valorizar essa arte marcial e não só isso, valorizar o esporte em geral dentro do nosso Estado, o futebol, a natação, o vôlei de praia, o vôlei, basquete, e assim, nós todos somos atletas por natureza”, finalizou.

O evento já chega com números impressionantes. Em outros Estados com mais de 30 academias, tiveram em sua realização 17 lutas. Em contrapartida, Roraima dá o primeiro passo com oito academias e já com 23 lutas confirmadas.

A venda dos ingressos começam às 10h da manhã desta sexta-feira na sede do CT AIKITHAI, localizada na Rua General Penha Brasil, 1185-1, bairro São Francisco. A entrada custa R$ 10 inteira e a meia R$ 5 com apresentação da carteirinha de estudante.