Cotidiano

Hospital promove campanha para doação de frascos ao Banco de Leite

Leite humano deve ser colocado em frascos de vidro com tampa de plástico para melhor armazenamento

O Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque (BLH) do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) está realizando uma campanha voluntária para arrecadar embalagens de vidro com tampa plástica.

O material será utilizado para armazenar o leite materno para atender as crianças que sofrem com algum tipo de dificuldade em ser amamentado da forma tradicional.

Os frascos poderão ser entregues diariamente na sede do Banco de Leite do HMINSN localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, número 1100, no bairro São Francisco.

Segundo a coordenadora do BLH, Silvia Furlin, o leite humano deve ser colocado em frascos de vidro com tampa de plástico, como os de café solúvel, maionese e similares. As embalagens de plástico ou com tampas de metal não são adequadas, devido ao risco de contaminação do leite.

“O BLH, necessita de um estoque adequado de frascos, uma vez que sem eles não é possível estocar o leite recolhido”, ressaltou a coordenadora, ao informar que o BLH tem hoje 151 doadoras ativas cadastradas, entre doadoras internas [que estão internadas na Maternidade] e externas.

“Ter frascos disponíveis na unidade é extremamente importante porque garante à mãe internada a possibilidade de realizar a doação ainda no HMINSN”, frisou Silvia.

Com o aumento das doações de leite, a demanda por frascos também cresce e é por isso que o BLH está promovendo esta campanha para a arrecadação de frascos. “Uma simples atitude de entregar aquilo que se jogaria no lixo pode trazer grandes benefícios a um bebê que não consegue mamar no peito de sua mãe”, argumentou.

DOAÇÃO DE LEITE

As mulheres interessadas em doar leite humano podem ligar para os telefones (95) 4009- 4939 e 0800 7280144. Os dois números funcionam de forma gratuita e o 0800 fica ativo 24 horas. “São formas de manter o contato diário com a comunidade e captar cada vez mais doadoras para a unidade. Além disso, é canal direto de comunicação com as doadoras e com as mães, principalmente aquelas que saíram da primeira gestação, no sentido de esclarecer alguma dúvida sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê”, enfatizou Silvia.

BLH

O Banco de Leite funciona 24 horas, dando assistências para mães internas, além das externas, oriundas da rede pública e privada com problemas em amamentação e mães para ordenha de leite humano. A Unidade conta com uma equipe multidisciplinar, para acolher mães, bebês e familiares. Em torno de 40 recém-nascidos são beneficiados com o leite humano.

O BLH também promove palestras, realiza o trabalho de cadastro de doadoras e armazena o leite para ser doado aos recém-nascidos que não conseguem mamar da forma tradicional.

Com informações da Secom