Cotidiano

Hospital de Caracaraí é reinaugurado

O Hospital Irmã Aquilina, no município de Caracaraí, região centro-sul do Estado, foi reinaugurado na tarde de ontem, 21. Há mais de 30 anos sem passar por reformas, agora a unidade de saúde atenderá em média 70 pacientes por dia. O Governo do Estado também deu posse a 12 servidores da Secretaria de Saúde (Sesau), que já iniciaram as atividades na unidade.

Durante a solenidade, a governadora Suely Campos disse que o hospital vai proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores de Caracaraí. “Sinto-me orgulhosa de ter conhecido a Irmã Aquilina. Ela aqui fez história. Este é o maior desafio do nosso governo: garantir a qualidade da saúde para o nosso povo”, disse, reforçando que a unidade continuará sendo gerenciada pelo Estado.

Os recursos da reforma e ampliação do hospital são oriundos de convênio do Governo Federal com a Prefeitura de Caracaraí, que utilizou o Fundo Municipal de Saúde, no valor de R$ 2 milhões, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Jhonatan de Jesus.

A governadora ressaltou que, enquanto outros Estados fecham hospitais por causa da crise no País, Roraima reforma, amplia e inaugura novas unidades de saúde na Capital e interior. Ela adiantou que os hospitais dos municípios de Alto Alegre, Iracema e Bonfim também serão reformados. “Com as emendas parlamentares, conseguimos dinheiro para reformar as unidades de saúde. O Governo então compra os equipamentos e capacita servidores. Também investimos nos motores que geram energia. É nosso compromisso garantir uma saúde de qualidade ao nosso povo”, reforçou.

A prefeita de Caracaraí, Socorro Guerra, agradeceu a garra dos servidores da Saúde, os chamando de “heróis”, uma vez que passaram um ano trabalhando de maneira improvisada na sede do Corpo de Bombeiros, enquanto a unidade de saúde passava pela reforma.

O deputado federal Jonathan de Jesus lembrou que conseguir o recurso para reformar o hospital foi sua primeira promessa de campanha. “E hoje estamos aqui. Tenho orgulho de entregar este hospital à população de Caracaraí”, ressaltou.

O secretário adjunto da Saúde do Estado, Paulo Linhares, também falou da importância da unidade de saúde de Caracaraí. “A reinauguração do hospital vai desafogar o atendimento no HGR [Hospital Geral de Roraima], em Boa Vista, e no Hospital de Rorainópolis. Esta unidade vai fazer cirurgias até de média complexidade. Também terá atendimento odontológico, que antes não tinha”, afirmou.