Cotidiano

Hospital das Clínicas será inaugurado neste sábado

Neste sábado (24) será inaugurado o Hospital das Clínicas, primeiro construído na capital após 22 anos.

Neste sábado (24) será inaugurado o Hospital das Clínicas, primeiro construído na capital após 22 anos. A cerimônia será realizada na avenida Nazaré Filgueiras, nº 2096, bairro Pintolândia, às 17h. Além da governadora Suely Campos e demais autoridades locais, o evento terá a participação do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O hospital terá um conceito novo no Estado, sendo uma retaguarda para o HGR (Hospital Geral de Roraima). Ou seja, a população não deverá procurar diretamente a nova unidade. Essas pessoas devem procurar primeiramente um Pronto Atendimento ou Pronto Socorro, onde receberão os atendimentos mais urgentes. Quando o paciente estiver com quadro estabilizado, se houver necessidade, será encaminhado para o Hospital das Clínicas para o atendimento pós-hospitalar.

 “A nova unidade deverá pôr fim à superlotação causada por vários anos de poucos investimentos na criação de novos leitos”, explicou o secretário estadual de Saúde, Marcelo Batista. Ao mesmo tempo, a transferência dos pacientes para o HC irá diminuir o alto risco de infecção devido internação hospitalar prolongada.

ESTRUTURA – O Hospital  das  Clínicas  tem uma estrutura de 6 mil metros quadrados em dois blocos de três pavimentos. Serão ofertados 120 leitos hospitalares. A estrutura teve investimentos de recursos estaduais e federais, de emendas parlamentares do ex-senador Augusto Botelho (obra) e Jhonatan de Jesus (equipamentos).

Com um ambiente amplo, a unidade vai dispor de todo o suporte de uma estrutura hospitalar e uma completa equipe multidisciplinar, proporcionando um atendimento de qualidade, para atender especificamente a clínica médica, diferentemente do HGR, que é um atendimento de média e alta complexidade que atende a todas as especialidades.

A equipe será composta por enfermagem, médicos, bioquímicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, odontólogos e assistentes sociais.

A unidade realizará exames de raio-x, exame de ultrassonografia, endoscopia, ecocardiografia, laboratoriais, eletrocardiograma e outros exames complementares que se fizerem necessários para fechar o diagnóstico.

HISTÓRICO – O Hospital  das  Clínicas  começou a ser construído em maio de 2011 e no início de 2015 as obras estavam paralisadas e com uma dívida de R$ 6 milhões em contrapartidas do Estado atrasadas.

Na gestão passada, o governo tentou transformar a unidade em um Hospital  Universitário, de modo que a unidade seria gerida e custeada pelo Governo Federal, por meio da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no entanto, o TCU entendeu que o convênio não traria benefícios e iria de encontro aos objetivos para o qual o hospital  foi criado, que é desafogar o Hospital  Geral de Roraima (HGR).