Cotidiano

Hospital das Clínicas é inaugurado com 120 leitos

Hospital das Clínicas terá uma estrutura de seis mil metros

Durante a inauguração do Hospital das Clínicas, no bairro Pintolândia, no início da noite desse sábado, 24, a governadora Suely Campos afirmou que a entrega introduz um novo padrão de qualidade na saúde de Roraima. A obra segue as mais rígidas normas de segurança hospitalar, com 120 leitos, equipamentos modernos e área de convivência. 

Ela lembrou que seu governo já entregou oito importantes obras da saúde para a população.
A chefe do Executivo destacou ainda que o hospital foi construído na Zona Oeste, que concentra 70% da população da capital e quase metade de todo o Estado, justamente para o que o serviço esteja disponível perto de quem mais precisa.

Embora seja a região mais populosa da cidade, Suely ressaltou a ausência de atendimento na saúde básica. Faltam postos de saúde. Para suprir a necessidade, a antiga policlínica Cosme e Silva, criada há 22 anos, foi adaptada em 2015 para funcionar como uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A unidade realiza 24 mil atendimentos por mês, inclusive de crianças.
OBRAS – O HC foi a oitava grande obra inaugurada na atual gestão e outras seguem em andamento.

Já foram inauguradas e estão em pleno funcionamento a reforma e ampliação do Hospital de Caracaraí; o Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial) para pessoas com transtornos mentais, a Unidade de Acolhimento, para dependentes químicos; a Casa da Gestante, para mães que necessitam de abrigo temporário; nova sede do Laper (Laboratório de Anatomia e Patologia de Roraima), que há anos funcionava sem sede própria; o Centro de Referência da Saúde da Mulher e a nova sede do Caps AD (álcool e outras drogas).

O Centro Especializado de Reabilitação para todos os tipos de deficiência está sendo erguido ao lado do Hospital das Clínicas.

Os hospitais de Caroebe e Santa Maria do Boiaçu recebem uma grande reforma pela primeira vez e até o final do ano serão concluídos, com emendas do deputado Mecias de Jesus.

 INVESTIMENTOS – Os investimentos em Saúde aumentaram por parte do Governo do Estado, saindo de 12,23% da receita para 18,36%, um dos maiores do Brasil. O aumento dos recursos próprios para a saúde foi ainda mais significativo. Em 2014, o governo gastou R$ 291 milhões com a saúde. No ano passado, foram R$ 510 milhões.

Este investimento se refletiu em serviços inéditos, como as Carretas Saúde da Mulher, zerando a fila de espera por mamografia. Foram empossados 1.495 servidores da saúde, reduzindo em 60% o déficit de profissionais da saúde em todo o Estado, deste total, 493 já estão lotados e trabalharão no Hospital das Clínicas.

A Clínica Especializada Coronel Mota, alvo de sugestões de demolição, recebeu investimentos e hoje oferece 36 especialidades, com 18 mil atendimentos por mês, dando mais agilidade na marcação de consultas.

“O Interior do Estado não ficou esquecido. O Hospital de Rorainópolis passou a funcionar efetivamente e hoje é referência no Sul do Estado. Já foram 222 mil atendimentos e quase 5 mil cirurgias. Todos os hospitais do interior estão em processo de reforma, para garantir atendimento de qualidade a toda a população”, pontuou Suely Campos.