Cotidiano

Hospital Regional Sul realiza mutirão de cirurgias

Ação será realizada uma vez por mês para evitar aumento na fila de espera

O Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto, em Rorainópolis, realizou nesta quinta e sexta-feira (8 e 9) um mutirão de cirurgias gerais, diminuindo consideravelmente a fila de espera pelos procedimentos.

Na primeira edição, 13 pessoas foram operadas. A expectativa é que inicialmente o mutirão ocorra uma vez por mês e, posteriormente, semanalmente, para que os pacientes sejam atendidos no espaço de tempo mais curto possível.

Para o mutirão, a equipe médica foi composta por dois cirurgiões gerais, um anestesista, três técnicos em enfermagem e um enfermeiro, todos da própria unidade com apoio de um profissional da capital.

“Esse mutirão foi idealizado para diminuir a fila de espera e garantir o atendimento destes pacientes o mais rápido possível. Hoje o hospital atende não só a demanda de Rorainópolis como de todo o Sul do Estado e até mesmo pessoas da capital”, explicou Claudio Linhares, diretor técnico da unidade.

Em três anos o número de cirurgias na unidade quase triplicou, saltando de apenas 576 em 2014 para um total de 1.664 em 2017. Além disso, foi ampliada a quantidade de especialidades. Em 2014 o hospital realizava apenas cirurgias gerais, mas agora já realiza partos cesarianos, cirurgias ginecológicas, ortopédicas, urológicas, oftalmológicas e otorrinolaringológicas.

Com isso, não só a população de Rorainópolis, como também Caroebe, São João da Baliza e São Luiz são beneficiadas com reforço na saúde da região, sem precisar se deslocar até a capital, desafogando o fluxo em unidades como o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Sousa Bento.

MAIS LEITOS – O Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, será contemplado com a construção de uma Maternidade. Serão criados 43 leitos, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Remídio Monai, no valor de R$ 4,76 milhões.

“Com isso, os leitos hoje destinados para a ginecologia serão destinados para as outras especialidades, o que vai possibilitar que sejam aumentadas também a quantidade de cirurgias realizadas”, explicou o diretor técnico.

#secom-rr

Publicidade