Polícia

Homem é flagrado tentando furtar moto, dá nome falso e é preso

Com auxílio de peritos do Instituto de Identificação, policiais civis confirmaram a identidade do suspeito por meio das impressões digitais

No começo da manhã de ontem, dia 18, um homem identificado como Ademar Machado de Oliveira, de 42 anos, foi preso e autuado em flagrante por tentativa de roubo de motocicleta nas proximidades do prédio da Delegacia do Trabalho, no Centro da Capital. O procedimento de polícia judiciária foi lavrado na Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres (DRRFVAT) na tarde da quinta-feira, dia 17, mas precisou ser refeito porque o elemento deu o nome falso de Antônio da Silva Costa.

Segundo o delegado titular da especializada, Paulo André Migliorin, o homem estava mexendo na ignição de algumas motocicletas estacionadas. A ação dele chamou a atenção de um popular que passava no local e, desconfiando da atitude suspeita, entrou em contato com a Polícia Militar, que deteve o suspeito e o apresentou na Unidade Policial.

Durante uma revista, ainda no local dos fatos, os policiais militares encontraram duas chaves no bolso da bermuda de Ademar Machado. Ele não soube explicar de onde seriam as chaves e o porquê estava carregando um capacete, uma vez que não tem motocicleta.

O delegado efetuou a prisão em flagrante por furto tentado e arbitrou fiança no valor de R$ 1.000,00. Como Ademar não pagou o valor determinado, permaneceu detido numa das celas de custódia, onde ficou aguardando audiência de custódia com a Justiça, que aconteceu na manhã de ontem, dia 18.

As chaves apreendidas passarão por perícia para saber se são “chaves mestras”, normalmente usadas por criminosos em furto de veículos. No interrogatório, o suspeito confessou que encontrou as chaves em via pública, mas não soube explicar porque estava portando o capacete, de onde vinha, para onde ia e o que iria fazer. “A equipe de investigação da delegacia, diligenciou a tarde toda e ele deu endereços errados de moradia e emprego”, disse o delegado.

FALSIDADE IDEOLÓGICA – Quando foi preso, Ademar Machado disse que se chamava Antônio da Silva Costa, mas como o nome não constava no banco de dados nacional, a Polícia decidiu investigar a verdadeira identidade dele e descobriu que tinha dado nome falso. Pelo estado de Rondônia, de onde ele afirmava ser natural, os policiais não encontraram registros de sua identidade.

As investigações da DRRFVAT concluíram que Ademar já foi preso em 2016 por roubo. Para desvendar a falsa identidade, a Delegacia contou com o auxílio de peritos do Instituto de Identificação, confirmando os dados do homem na manhã de ontem por meio das impressões digitais. “Para nossa surpresa, confirmamos que se trata de Ademar Machado de Oliveira, com passagens na Polícia por roubo com emprego de arma e concurso de pessoa. Entretanto, não é foragido”, finalizou Migliorin.

A Delegacia encaminhou à Justiça as provas relacionadas à verdadeira identidade do flagranteado. Ao fim da audiência, o juiz converteu o flagrante em prisão preventiva e pediu o recolhimento do indivíduo à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), onde ficará à disposição da Justiça. (J.B)