Cotidiano

Hoje é o último dia de inscrição para concurso da PM

Das 400 vagas que estão sendo oferecidas, 70% são para a Capital. O restante foi distribuídas os municípios do interior, divididos por seis regiões

Termina neste domingo (24) o período de inscrições para o concurso público da Polícia Militar de Roraima (MPRR) que oferece 400 vagas para o cargo de soldado. Para se inscrever, os interessados precisam acessar o site da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), organizadora do certame.

As vagas do concurso da PM foram divididas por região. São 281 para a Região I (Boa Vista); 19 para a Região II (Pacaraima, Uiramutã, Vila de Maracá, Amajari e Tepequém); 13 para a Região III (Caracaraí, Iracema, Campos Novos e Santa Maria do Boiaçu); 50 para a Região IV (Rorainópolis, Nova Colina, Vila Equador, Jundiá e Novo Paraíso); 15 para a Região V (Mucajaí, Cantá, Alto Alegre, Apiaú, Taiano, Vila São Silvestre, Vila Félix Pinto e Samaúma); 10 para a Região VI (Bonfim, Normandia e Vila São Francisco); e 12 para a Região VII (São Luiz, São João da Baliza, Caroebe e Vila de Entre Rios).

A homologação preliminar do total de inscritos no concurso será divulgada no dia 10 de julho. Já os locais da prova estarão disponíveis no dia 10 de agosto. A prova está marcada para o dia 19 de agosto, no período das 8h às 12h, horário local.

Além da prova objetiva, o concurso terá mais três fases. A segunda etapa será dividida entre a avaliação médica e o exame de aptidão física. Já a terceira etapa trata da avaliação psicológica, com a aplicação do exame psicotécnico, e por fim, quem conseguir chegar até a última etapa passará por uma investigação social.

A data prevista para divulgação do resultado preliminar é 18 de setembro, enquanto o resultado final deverá sair dia 3 de outubro.

TAXA DE INSCRIÇÃO

A data limite para pagamento do boleto da taxa de inscrição é dia 2 de julho. Esse tem sido, inclusive, um dos pontos polêmicos desse concurso público. A taxa de inscrição do concurso da PM é R$180,00.

Assim que a Uerr divulgou o edital, inúmeras reclamações surgiram por parte das pessoas interessadas em participar do certame, questionando o valor, considerado muito alto.

O Ministério Público Estadual (MPRR) por sua vez notificou a Polícia Militar, o governo do estado e a Universidade Estadual para o valor da taxa fosse reduzida para R$128,10. No entanto, até o momento o Estado ainda não acatou a recomendação.