Saúde e Bem-estar

Hidratação é fundamental para evitar ressaca e mal estar

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade ideal para o consumo diário de água é de 2,5 L para um homem de 70 kg e 2,2 L para uma mulher de 58 kg

O exagero nos dias de jogos pode fazer com que a pessoa se sinta mal e acabe perdendo um dos momentos mais importantes para quem torce pelo Brasil durante os jogos. Desconforto abdominal, mal-estar são algumas das reclamações mais comuns para quem exagera na bebida e comida e fica com a famosa ressaca.

De acordo com o endocrinologista, Cesar Penna, a hidratação é importante para diminuir os efeitos do álcool. “A falta de água pode levar a outros problemas, como a desidratação intensa, que acontece por um desequilíbrio entre a digestão do líquido e a perda dele. Ou seja, a pessoa tem uma baixa ingestão de água ou pode ter uma perda excessiva como em situações de diarreia ou vômitos” explica.

Considera-se desidratação quando a perda de líquido é igual ou maior de 1% do corpo. Por exemplo: se a pessoa tem 70 kg e perde 700 mL de líquido, já entra em um quadro de desidratação moderada para cima. A desidratação não está relacionada só com a água, mas com os sais minerais presentes nela.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade ideal para o consumo diário de água é de 2,5 L para um homem de 70 kg e 2,2 L para uma mulher de 58 kg. “A água deve ser consumida em pequenas porções durante todo o dia, não somente quando sentir sede” reforça.

Além da hidratação, para evitar mal estar durante os festejos da copa, é necessário manter uma alimentação saudável e se for ingerir álcool fazer com moderação.

“Consumir frituras e alimentos gordurosos sobrecarrega o estômago e causa azia, má digestão, sensação de estufamento e até refluxo. O indicado é fazer uma refeição leve e não exagerar nas bebidas alcoólica durante esse período”.

Para o médico, o excesso de cafeína, derivados de leite, carnes vermelhas e alguns tipos de frutas também podem desencadear dor em quem sofre de gastrite ou úlcera.

“O estômago é muito sensível. Quando as pessoas se alimentam, o órgão libera ácido gástrico e a mucosa (camada externa) tem uma proteção natural contra o ácido. Alguns fatores fazem com que essa proteção diminua, tornando-se suscetível a qualquer inflamação. O exagero esporádico não causa muito sintomas, acontece uma pequena inflamação, mas melhora sozinha. Porém, com a abundância diária do consumo, não há tempo para o órgão se recompor” explica.

Além dos alimentos gordurosos, o excesso de álcool também piora os sintomas. “O álcool por si só, dependendo da quantidade que a pessoa ingere, acaba levando a um efeito negativo na mucosa. O álcool incha o cérebro e inflama as células, acarretando no famoso mal-estar, com dor de cabeça e enjoo ” finaliza.