Esporte

Handebol de Roraima conquista ouro inédito

A equipe comandada pela técnica Claudia Regina de Oliveira venceu, na final, os meninos da escola Francisco de Sá-CE, por 17 a 9

O time de handebol do Serviço Social do Comércio de Roraima (Sesc-RR) conquistou, de forma inédita, a medalha de ouro para o Estado, na etapa mirim dos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina-PR. A equipe derrotou, na final, a escola Francisco Sá-CE, por 17 a 9, na tarde do último sábado, no ginásio Unifil.
Até chegar à decisão, os roraimenses venceram os times de Goiás (24 a 10), do Pará (15 a 13) e de Rondônia (18 a 16). Contra os paraenses, a vitória veio na prorrogação.
O jogo da final foi difícil, acirrado, com diferença de poucas bolas no início. Foram erros, acertos e substituições. Até que a equipe roraimense abriu o placar e logo meteu 5 a 0. Nos dez primeiros minutos o time cearense reagiu e diminuiu para 6 a 3.
Foi então que a técnica Claudia Regina de Oliveira fez cinco substituições e poupou o armador Gabriel Ziedson, que se lesionou. “Com a saída do nosso armador houve desequilíbrio e a equipe cearense ganhou corpo na partida, diminuindo a diferença de bolas, chegando ao fim do primeiro tempo com placar de 9 a 8”, avaliou a comandante do Sesc-RR.
No intervalo, após as orientações técnicas repassadas à equipe, Gabriel Ziedson retornou à quadra e o time apostou em uma marcação individual em dois atletas cearenses. A estratégia deu certo e Roraima venceu a partida.
“Fizemos tudo o que podíamos na partida. Tivemos erros bestas, mas a vitória foi merecida. É incrível o sentimento de vitória”, disse Gabriel Ziedson, ao lembrar que nos primeiros minutos se machucou, mas não desistiu do jogo. “Queríamos levar esse título para o Estado e dar orgulho à nossa treinadora”, acrescentou.
No ano que vem Ziedson terá um novo desafio. Ele deixa a categoria mirim (12 a 14 anos) e passa para a infantil (15 a 17 anos). Contudo, o time infantil do Sesc dispõe de apenas uma vaga. “Quero continuar no handebol e para isso vou buscar essa vaga”, disse.
Para o chefe da delegação roraimense nos Jogos, José Deodato de Aquino Junior, a vitória deles é um marco para o Estado, por ser inédita, e por representar o esforço e dedicação da equipe.
PREPARAÇÃO –Antes da final, a equipe roraimense acompanhou um jogo do time adversário para visualizar a tática dos jogadores em quadra.
O goleiro Antonio Uatumã Pires, foi apelidado por um jogador de Rondônia de “muralha”. Não por acaso. Na partida contra o Ceará, ele defendeu bolas importantes. “A mais importante foi quando eu passei a bola para um parceiro da nossa equipe e um jogador do Ceará tomou e no confronto cara a cara eu consegui defender e descartei o gol da equipe adversária”, lembrou.
Para o pivô Hemerson Leonardo da Silva, a experiência da vitória é única. “O jogo foi difícil, mas conseguimos dar conta. O trabalho em equipe e com o apoio da nossa técnica alcançamos o objetivo”, declarou.
Desde 2013, o Sesc teve sete alterações em sua equipe. Permaneceram apenas os dois goleiros, um central, um armador, um pivô. Os demais, sete ao todo, já vinham sendo trabalhados há um ano para compor a equipe em 2014, justamente para completar o time para este ano.
Durante a preparação, o Sesc participou de apenas um campeonato, a Copa Sesc Sub-17, onde teve uma vitória, um empate e uma derrota na chave, porém com equipes de categoria superior a deles.