Saúde e Bem-estar

Hábito de pedalar reduz risco de doenças do coração

Além de ser uma atividade de baixo impacto, andar de bicicleta ajuda a reduzir o colesterol “ruim” e os triglicerídeos, a pressão arterial e a glicemia de jejum

Quando teve sua motocicleta levada por bandidos em janeiro de 2015, Wanderley França, 36 anos, nunca imaginou que a bicicleta transcenderia a simples função de um transporte comum para se tornar um instrumento benéfico à sua saúde.

“Basicamente, comecei a andar de bicicleta por uma questão de necessidade. Eu tinha um transporte, mas acabei sofrendo um assalto. Tive que recorrer a esse veículo também como uma maneira de economizar dinheiro. No início foi difícil para se adaptar, mas com o passar do tempo, comecei a descobrir que aquilo estava fazendo bem a minha saúde”, afirmou.

Conforme o vendedor, um dos primeiros efeitos imediatos das pedaladas da casa para o trabalho, e vice-versa, foi a perda de peso. A cada pedalada, de segunda a domingo, o corpo começou a ficar mais em forma, melhorando também a sua disposição física.

“Eu estava começando a perder aqueles quilos indesejáveis, e a minha disposição física também estava melhorando consideravelmente. Outras pessoas que já andavam de bicicleta me falavam dessa disposição e aquilo me incentivou muito, me fez pesquisar mais sobre esses benefícios, e aproveitando que a nossa cidade tem bastante ciclovias, a pedalada passou a ser um hábito muito legal”, destacou.

Médica cardiologista há quatro anos, Ilana Portela ressalta que os benefícios do hábito de andar de bicicleta vão muito além da ajuda na perda de peso ou no aumento de massa nos músculos inferiores (quadril, bumbum, coxas, pernas e pé). O coração também se fortalece com esse tipo de exercício, evitando o surgimento de doenças do coração.

“As primeiras evidências científicas de que o exercício físico diminui o risco de infarto agudo do miocárdio vem de um estudo publicado em 1953 que mostrou que carteiros londrinos possuíam menor risco de doença arterial coronária do que telefonistas que trabalhavam na mesma empresa”, disse.

EM MOVIMENTO CONSTANTE
Segundo a especialista, as vantagens da prática regular de atividade física estão relacionadas principalmente à redução do colesterol “ruim” (LDL-c) e os triglicerídeos. Como resultado, o corpo começa a aumentar o colesterol “bom” (HDL-c), reduzindo a pressão arterial, a glicemia de jejum, a redução do peso e os fatores pró-inflamatórios.

“Há estudos mostrando que quanto mais tempo um indivíduo fica sentado por dia, maior sua mortalidade. Apenas o fato de ficar em pé mais do que duas horas por dia já diminui 10% o risco cardiovascular. Ou seja, qualquer grau de atividade física é melhor do que nenhum exercício”, frisou Ilana.

A cardiologista ressalta ainda que a prática de 30 minutos diários de exercício físico, seja a pedalada ou outra atividade que envolva o movimento do corpo, pelo menos cinco vezes por semana, associado a uma dieta equilibrada, são investimentos importantes para ter uma vida saudável. Apesar disso, ela observa que é preciso tomar alguns cuidados antes de iniciar atividades físicas.

“A melhor maneira é começar a se exercitar de forma leve, e sempre que possível, realizar uma avaliação cardiológica antes de iniciar as atividades, principalmente, se a pessoa tem mais de 35 anos”, pontuou.

VEJA OS BENEFÍCIOS
Além de acessível, o hábito de andar de bicicleta é sem dúvida uma atividade que faz bem a mente e ao corpo.

– Ajuda a reduzir os riscos de doenças graves com AVC (Acidente Vascular Cerebral); ataque cardíaco; alguns tipos de cânceres; depressão; diabetes; artrite; entre outros.
– Ajuda na respiração; melhora a disposição física e perda de peso.
– Ajuda a melhorar a musculatura do quadril; bumbum; pernas e pé.
– É uma atividade de baixo custo, pois basta ter uma bicicleta e sair andando.
– Pode ser feito por qualquer idade, desde que algumas precauções sejam tomadas.