Cotidiano

HGR descarta hipótese de infecção hospitalar na unidade

Unidade informou que tem índice de mortes e de infecção hospitalar abaixo da média nacional

O HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Sousa Bento) realizou investigação preliminar sobre o grande número de óbitos no último fim de semana e constatou que as mortes ocorridas na unidade foram por causas naturais irrecuperáveis em setores diferentes, o que afasta a hipótese de infecção hospitalar.

Como medida adicional, a Vigilância Sanitária foi acionada para realizar uma investigação mais aprofundada na manhã desta terça-feira (25). Como não há indícios de infecção hospitalar, os dados serão avaliados pelo Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) e o resultado da inspeção deve ser divulgado nos próximos dias.

Segundo o coordenador do NIR (Núcleo Interno Regulação) do HGR, Marcelo Borba, o último fim de semana foi atípico em comparação com as semanas e anos anteriores, registrando um grande número de pacientes com estados de saúde críticos, nos quais mesmo com todo aparato médico disponibilizado, não foi possível garantir a sobrevida dos pacientes.

“Os óbitos ocorreram por causas irrecuperáveis como meningite, insuficiência respiratória, cirrose, tuberculose, acidente vascular cerebral [AVC], tumores, sendo a maioria dos pacientes idosos. São casos que deram entrada na unidade em situação avançada nas quais os tratamentos disponibilizados não conseguiriam mais reverter o quadro do paciente”.

Matéria completa na edição impressa desta quarta-feira, 26.