Cotidiano

Guiana destina recurso para início de asfaltamento de estrada até Georgetown

A pavimentação da estrada vai beneficiar principalmente o setor produtivo de Roraima para futuras exportações

Após o estudo feito pela República Cooperativista da Guiana sobre a estrada que vai de Lethem à Georgetown no final de novembro do ano passado, conforme noticiado pela Folha, o país vizinho incluiu no orçamento nacional deste ano recursos para dar início às obras de pavimentação. A notícia foi dada pelo embaixador da Guiana no Brasil, George Talbot, durante o Encontro Empresarial Bilateral Brasil-Guiana, realizado na tarde de ontem, 9, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier).

Conforme Talbot, a estrada é um processo longo, de qualidade e de suma importância para ambos os países. Contudo, apesar de ter informado que o orçamento nacional da Guiana já tem recursos direcionados às obras, ele não desconsiderou a parceria com o Brasil para o caso. “Também continuamos nas discussões com as autoridades brasileiras para uma parceria neste projeto”, destacou.

Segundo o embaixador do Brasil na Guiana, Lineu de Paula, os cerca de 600 quilômetros que separam Georgetown de Bonfim, em Roraima, vão beneficiar os empresários de todo o Brasil, não só os de Roraima. Para o embaixador brasileiro, a utilização da estrada para entrega de produtos do Rio Grande do Sul, a exemplo, vai possibilitar custos de transporte mais baratos, em comparação com os produtos transportados pelo Brasil.

Ainda que não haja um documento físico com o estudo da estrada, Lineu de Paula ressaltou que outra novidade sobre o caso vai depender da visita do Ministro da Infraestrutura da Guiana à Brasília, nos dias 25 e 26 deste mês. O ministro vai buscar meios de financiamento a partir de reuniões no Ministério dos Transportes e no Ministério das Relações Exteriores.

ESTUDO – Em novembro do ano passado, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contratado pela República Cooperativista da Guiana, apresentou um estudo sobre a possibilidade de pavimentação da estrada Linden-Lethem, que depois se conectaria a Boa Vista. Segundo o embaixador do Brasil na Guiana, Lineu de Paula, houve interesse por parte dos empresários brasileiros em razão do potencial de exportação dos produtos da Guiana via Georgetown. “De Boa Vista a Manaus, e de lá por todo o rio Amazonas para o Oceano Atlântico é uma loucura”, relatou. A partir do estudo e do interesse demonstrado pelos empresários, o embaixador explicou que era necessário agir.

Neste contexto, o Encontro Empresarial Bilateral veio para permitir que as autoridades dos dois países, bem como empresários e produtores, possam dialogar, tirar dúvidas e saber em que pontos um país pode ajudar o outro. “O encontro faz parte de um processo de intercâmbio entre os dois países, um passo importante que vai oferecer possibilidade de investimentos aos empresários do Brasil e de Roraima para investir na Guiana, ou ampliar as operações”, comentou o embaixador da Guiana, George Talbot. (A.G.G)