Cotidiano

Guarda compartilhada, adoção e união estável serão temas de simpósio

De acordo com a OAB Roraima, o evento será realizado no dia 11 de maio, no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam), realiza no próximo mês a programação do 2º Simpósio de Direito da Família.

Sob a coordenação da Comissão de Direito da Família e Sucessões e da Escola Superior de Advocacia (ESA), o evento será realizado a partir das 15h do dia 11, no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, Centro.

De acordo com a presidente da Comissão de Família, Thaís Ferreira, a iniciativa abordará temas diversos como guarda compartilhada, adoção, união estável, entre outros temas, tendo seu direcionamento voltado para profissionais da advocacia, estudantes e público em geral.

“O evento terá uma tônica processual sobre o direito de família e sucessões, abordando temas relevantes para a comunidade acadêmica e para os operadores do Direito. Além disso, contará com a participação de palestrantes exponenciais que certamente contribuirão para a realização de um excelente evento”, afirma a advogada.

PROGRAMAÇÃO – A programação do simpósio será aberta pela presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB, advogada Denise Calil, que apresentará a palestra sobre ‘Aspectos históricos e relevantes do instituto da adoção no Brasil’.

A advogada é especialista em Direito Civil, presidente do IBDFam em Roraima e membro da Comissão Nacional da Criança do Conselho Federal da OAB.

O segundo debate do dia terá como responsável a professora Isete Albuquerque, que falará sobre ‘Tratamento processual da união estável para o Direito Material’. Isete é mestre em Direito Público, especialista em Direito Tributário e Direito Constitucional, professora do Instituto de Ciências Jurídicas da UFRR, e membro do IBDFam.

Já a terceira palestra. ‘Inventário e partilha judicial no Novo CPC’, terá o professor de Direito de Família, Dimas Messias de Carvalho, de Minas Gerais, como responsável. Dimas é mestre em Direito Público, promotor de justiça aposentado, advogado e membro do IBDFam e da Academia Lavrense de Letras (ALL).

Fechando as atividades, o advogado Moisés de Souza Coelho Neto vai apresentar a palestra ‘Procedimento Geral nas ações familiares no CPC de 2015’. Ele é consultor jurídico, coordenador da Previdência estadual da Paraíba, diretor da ESA/OAB paraibana, pós graduado em Contratos e consumo, professor de Direito Processual, Civil e de Consumo no Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

*INFORMAÇÕES: OAB Roraima.