Cotidiano

Guarda Civil Municipal recebe armamento de fogo

152 guardas civis foram aprovados no curso de tiro

Em mais uma etapa de investimentos na Guarda Civil Municipal, a Prefeitura adquiriu 300 pistolas calibre 380, que foram entregues nesta segunda-feira, 15, no auditório do Palácio 9 de Julho.

Os armamentos serão utilizados pelos guardas civis aprovados em 2017 no Curso de Capacitação Técnica para Manuseio de Armas de Fogo de Repetição e Semiautomática, resultado de um convênio assinado em 2016 entre a Prefeitura de Boa Vista e a Polícia Federal, estabelecendo um plano de metas, que incluía avaliação psicológica e curso de tiro aos guardas civis municipais para que fosse concedido o porte de armas de fogo.

Através do curso, os guardas civis foram capacitados ao manuseio, tiro e defesa policial com ênfase na pistola calibre 380, revólver calibre 38 e espingarda calibre 12. 

Ao todo, 152 guardas civis foram aprovados no curso de tiro, além de terem passado pelas avaliações físicas e psicológicas. A previsão é de que a partir de janeiro de 2018, novas turmas sejam abertas com a meta de capacitar todo o efetivo de 366 homens e mulheres da Guarda Civil Municipal de Boa Vista passe pelo curso para obter o porte de armas de fogo;

A GCM dispõe dos seguintes agrupamentos: Grupo Tático Municipal (Gtam), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ciclopatrulha e Defesa Civil. A Guarda Civil também dispõe de 27 viaturas, 18 motocicletas, um microônibus de monitoramento e 25 bicicletas (para a Ciclo Patrulha), 160 coletes à prova de balas, 41 rádios digitais.

Novos fardamentos são entregues a engenheiros de trânsito – Também nesta segunda-feira, 15, os engenheiros de trânsito da área de campo e sinalização, receberam novos fardamentos. A entrega aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMTRAN), próximo ao Anel Viário.0

Ao todo, foram entregues nove kits contendo calçado operacional, protetor solar, camisa 100% brim com faixas refletivas e calça laranja com bolsos frontais 100% refletivas.

Com informações da Semuc