Cotidiano

Grupos de WhatsApp resgatam amizade dos tempos de escola

Com a evolução da tecnologia, manter o contato com colegas da escola está cada vez mais fácil e simples

Existem grupos de WhatsApp feitos para todas as finalidades. O da família, do trabalho, da faculdade, dos amigos de fim de semana, do time de futebol… São inúmeros. Entre esses grupos, existem aqueles criados para resgatar histórias dos tempos de escolas. Com a evolução da tecnologia, manter o contato com colegas de turma do Ensino Fundamental e Médio é cada vez mais fácil e simples.

Esse é o caso de um grupo, formado por seis pessoas, de ex-estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Lobo d’Almada, até 1998. Segundo a idealizadora do grupo, a professora Omara Naranjo, o grupo foi criado como uma forma de reaproximar pessoas que foram transferidas para cursar o Ensino Médio em escolas diferentes.

“O que nos motivou a unir o grupo foi a saudade mesmo. Estudamos muito tempo juntas e acabamos perdendo contato porque cada uma fez o ensino médio em uma escola diferente. Falamos sobre acontecimentos que nos marcaram na época, quem lembra de quem, os namoradinhos que tivemos, professores que ainda temos contatos e de outras pessoas que estudaram conosco”, contou.

Sobre a possibilidade de encontros pessoalmente, Omara explicou que é difícil todos os colegas estarem igualmente com o tempo livre para um encontro. Por isso, o contato e as lembranças são mantidos na troca de mensagens. “Conseguimos nos reunir uma vez. A vida é corrida e sempre tem alguém que não pode comparecer”, complementou.

Outro grupo, criado com a mesma finalidade, conta com estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Euclides da Cunha, que, em grande parte, estiveram em maior convivência durante meados de 2006. Uma das administradoras do grupo é a psicóloga Caroline Ghendi. Ela contou que, quando soube que todas as amigas da época já tinham WhatsApp, não perdeu tempo em criar um grupo para reunir todas de novo.

“Eu criei o grupo em 2015, porque foi mais ou menos quando todas nós conseguimos ter um celular que possuísse WhatsApp. Antes disso só conversávamos por SMS mesmo. No grupo, a gente discute de tudo um pouco. Como sempre fomos muito amigas, o grupo serve para pedirmos ajuda umas às outras, apoio, para compartilharmos conquistas, notícias, fofocas, enfim, qualquer coisa”, explicou.

Para a psicóloga Carime Lima, grupos como esses são criados para saciar uma ânsia existente de manter o contato com coisas que sejam consideradas boas e fazem parte de uma rotina do passado.

“Não conheço estudos sobre esse tema, mas o que posso falar é que as pessoas querem manter um pouco daquilo que foi considerado positivo para ela no passado. Os grupos são criados porque as pessoas não querem perder esse tipo de contato. Não necessariamente isso é entrelaçado a uma nostalgia, mas apenas à vontade de justamente trazer para o presente esses sentimentos do passado.”, explicou. (P.B)

Publicidade