Cotidiano

Governo vai transladar roraimense internada com malária na Venezuela

Jovem foi passar a virada de ano com amigos no país vizinho, mas teve infecção generalizada e permaneceu em coma induzido por quase 10 dias

Internada há pouco mais de 10 dias em um hospital na Ilha de Margarita, na Venezuela, após ser diagnosticada com malária, a jovem Kerllanya Alves, de 23 anos, será transferida de volta a Roraima assim que seu quadro clínico, que ainda é considerado grave, melhorar. O translado está sendo articulado pela Secretaria Extraordinária de Gestão Internacional (Seegi), do Governo do Estado.

Conforme a secretária-adjunta, Fátima Costa, a intenção é que a paciente seja inicialmente transferida de avião da cidade de Margarita até Santa Elena de Uairén, na fronteira com Pacaraima, ao norte do Estado. A jovem, que deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dr. Luiz Ortega após ter ficado mais de uma semana em coma, passará por uma bateria de exames para saber se há possibilidade do translado aéreo. “Acionamos as autoridades da Venezuela e pedimos para a transferência de avião, mas devido à situação delicada dela, só daqui a três dias é que os resultados dos exames sairão e poderemos articular a volta dela”, disse.

A secretária-adjunta informou que o Governo do Estado está em contato permanente com a família da jovem e que, mesmo com a escassez de medicamentos no país vizinho, o tratamento está sendo feito. “Estamos articulando com os médicos e militares para dar toda atenção a ela no hospital”, afirmou.

O CASO – Kerllanya foi passar a virada de ano com amigos na Ilha de Margarita, que é uma das principais rotas turísticas dos roraimenses durante as férias. Mas o que era para ser diversão se tornou pesadelo após descobrir que havia contraído malária, uma doença parasitária que causa febre alta, calafrios e sintomas similares à gripe.

Após ser internada às pressas em uma unidade de saúde local, a doença se agravou atingindo os rins e o fígado da jovem, ocasionando assim uma infecção generalizada que a deixou em coma induzido. Comovidos com a história, amigos de Kerllanya chegaram a fazer uma campanha nas redes sociais com a intenção de arrecadar dinheiro para arcar com os custos do tratamento.

“O problema foi que ela saiu de Boa Vista com malária, se automedicou e foi piorando no trajeto de Santa Elena até Margarita, onde já chegou em estado grave. Esperamos que ela melhore para que possamos trazê-la de volta a Roraima”, frisou a secretária-adjunta. (L.G.C)