Cotidiano

Governo pede envio da Força Nacional novamente para Roraima

Dados da Polícia Militar apontam que o número de ocorrências envolvendo venezuelanos em Roraima cresceu 132% de 2015 até agora.

A governadora Suely Campos, informou em nota que  pediu novamente ao Governo Federal reforço na segurança pública de Roraima, que enfrenta aumento na criminalidade em decorrência da crise migratória. Em ofício enviado ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, é solicitado o envio da Força Nacional de Segurança para atuar no policiamento ostensivo. Os pedidos de ajuda para a segurança vem sendo feitos desde 2016.

Dados da Polícia Militar apontam que o número de ocorrências envolvendo venezuelanos cresceu 132% de 2015 até agora e o estado de alerta das forças de segurança aumentou com os confrontos registrados desde a madrugada deste sábado, 18, em Pacaraima.

“Nosso estado está sofrendo com o aumento repentino da população. Com isso, registramos aumento também na criminalidade, mas para combater, precisamos também do apoio do Governo Federal”, disse a governadora Suely Campos, ao falar da medida emergencial.

Segundo ela, apesar do Governo do Estado das medidas para reforçar o quadro da segurança pública por meio dos concursos das Polícias Civil e Militar, ainda é preciso de auxílio federal, pois as forças de segurança já não dispõem de contingente nem de equipamentos como viaturas e armas suficientes para combater a criminalidade. 

Além do reforço para somar esforços junto à Polícia Militar de Roraima, o documento pede, ainda, medidas emergenciais para controle mais rigoroso da entrada de estrangeiros na fronteira com a Venezuela.

OFÍCIOS ANTERIORES – Em julho de 2016, o Governo de Roraima solicitou providências para reforço do efetivo da Polícia Federal, em Pacaraima. Expondo como o agravamento da crise na Venezuela, já naquela época Suely Campos registrava aumento no índice de criminalidade praticado por cidadãos venezuelanos, principalmente na sede do município de Pacaraima e na capital Boa Vista.

Um ano depois, em agosto de 2017, a governadora Suely Campos, reiterou o pedido ao presidente Michel Temer via telefone. Na ocasião, foi solicitado reforço das forças Armadas e da Polícia Federal na fronteira com a Venezuela, com objetivo de prevenir a criminalidade na região. 

“Também foi solicitado que fosse expedido um decreto de garantia da lei e da ordem para que as Forças Armadas patrulhassem toda a faixa de fronteira do município de Pacaraima com o país vizinho, a fim de coibir a entrada de criminosos, o tráfico de drogas e de armas, além de solicitar reforço no efetivo da delegacia da Polícia Federal local, para maior controle da imigração e atendimento aos pedidos de refúgio”, ressaltou a nota.