Cotidiano

Governo nega lançamento de edital da PM

Empresa de cursinho preparatório anunciou o lançamento de um suposto edital utilizando o brasão do Governo do Estado, mas informação foi desmentida horas depois

Um alvoroço tomou conta das redes sociais em Roraima após uma empresa de cursinho preparatório anunciar o lançamento de um suposto edital para o concurso da Polícia Militar de Roraima (PMRR). Horas depois, o Governo do Estado desmentiu o boato e informou que o edital está sob análise jurídica quanto à legalidade, seguindo a regular tramitação. 

O documento de 33 páginas divulgado pelo cursinho, que aparentava legitimidade com brasão do Governo de Roraima, colocou a Universidade Estadual de Roraima (Uerr) como banca organizadora do certame e anunciou a quantidade de vagas, salários, datas de inscrições, realização da prova, além de períodos de recursos e divulgação dos resultados preliminar e final.

Apenas após sofrer diversas críticas nas redes sociais, a empresa informou se tratar de um edital simulado divulgado como forma de preparação aos alunos que estão estudando para o certame. A reportagem ainda tentou falar com o professor responsável pelo cursinho preparatório, mas não obteve retorno.

O comandante geral da Polícia Militar em Roraima, coronel Edison Prola, reforçou, também pelas redes sociais, que as notícias sobre o lançamento do edital do concurso público, que veicularam na internet, são falsas. Ele esclareceu que quando o concurso público for lançado, todos serão comunicados de forma oficial e criticou o cursinho que divulgou o edital falso como forma de brincadeira.

“Venho informar que o edital para o concurso público para soldado PM ainda não saiu. Qualquer informação diferente disso é mentira! Lamento que um cursinho de forma irresponsável, leviana, tenha colocado nas redes sociais um anúncio que o edital havia saído. A Polícia Militar está finalizando o Edital e em breve deverá ser anunciado pelo Governo do Estado”, informou.

QUESTÃO JURÍDICA – Questionada sobre a empresa responsável pela divulgação do falso edital que poderia sofrer alguma sanção penal, a Procuradoria-Geral do Estado de Roraima, em primeira análise, disse, em nota, não ter identificado dolo específico na publicidade em questão e que entende o caráter informativo, motivacional, comum no ramo de cursos preparatórios.

“Mas, para garantia da Fé Pública Estadual, vai analisar apenas se houve o uso indevido de sinal público (Brasão do Estado de Roraima), em documento público, pois neste caso, em tese, pode se tratar de um crime contra a administração pública”, destacou.

CONCURSO – O comandante da Polícia Militar já havia anunciado o concurso público com 400 vagas para a corporação. O edital deve ser lançado em janeiro do próximo ano. O concurso será regionalizado, com vagas para a Capital e todos os municípios do interior.

O concurso terá cinco etapas: a primeira intelectual, com a prova objetiva. A segunda será o exame físico; a terceira, exame médico; a quarta, o exame psicotécnico e a quinta é a investigação social feita pela Polícia. Após isso, saindo a lista final, os novos policiais irão iniciar o curso na Academia de Polícia por um período mínimo de seis meses.

O quadro atual da corporação conta com apenas 1.926 policiais, entre homens e mulheres. O último processo seletivo para a Polícia Militar em Roraima ocorreu em 2012, quando 300 novos policiais tomaram posse. Em 2014, outros 300 do mesmo concurso foram chamados e, em 2016, a governadora Suely Campos (PP) nomeou outros 76 agentes para o órgão. (L.G.C)