Cotidiano

Governo mantém serviços essenciais na Semana Santa

Hospitais e policiamento também funcionarão normalmente

O Governo de Roraima divulgou nota sobre os serviços essenciais durante o feriado prolongado da Semana Santa (29 e 30 de março).

SAÚDE – As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) funcionarão normalmente.

As unidades de saúde do interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriadão.

Já as unidades que fazem atendimento ambulatorial, como CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), Nerf (Núcleo Estadual de Reabilitação Física), CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem), bem como os setores administrativos não funcionarão não funcionarão na quinta e sexta-feira (29 e 30) e retomam as suas atividades na segunda-feira (2).

Os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) funcionam durante o feriadão atendendo apenas aos pacientes já internados e voltam a receber pacientes externos na próxima segunda-feira (2).

HEMORAIMA ​– O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) estará fechado na sexta-feira (30), mas será aberto na quinta-feira das 7h30 às 12h. Na ocasião, a unidade receberá doadores parceiros da Igreja Adventista, mas qualquer pessoa com interesse em doar pode comparecer. A unidade retoma os atendimentos normais na segunda-feira (2).

POLÍCIA CIVIL – Todas as delegacias (do 1º ao 4º DP), funcionarão em regime de plantão para registro de BOs (Boletins de Ocorrência). Em relação à situação de flagrantes, os casos serão atendidos na Central de Flagrantes, que funciona junto ao 5º DP (Distrito Policial) que fica localizado na Rua Parque Industrial, S/N, Bairro Distrito Industrial.

A Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) vai funcionar 24horas para registro de BOs. Para procedimentos como medidas protetivas, autos de prisão em flagrante, continua, provisoriamente, com o plantão da Central de Flagrantes, no 5º DP.

Lembrando que a Deam, funciona agora dentro da Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Uraricuera, s/n, São Vicente.

POLÍCIA MILITAR – o CPC (Comando de Policiamento da Capital), em parceira com o CPI (Comando de Policiamento do Interior) vai reforçar o policiamento durante os eventos de Paixão de Cristo.

Serão empregados 80 policiais em Mucajaí e 30 na encenação da Praça Germano Augusto Sampaio, que contará com policiamento do Giro, da Cavalaria e o policiamento a pé.

Além disso, para garantir a segurança da população serão mantidas normalmente as operações com o policiamento ostensivo em todos os municípios do Estado, alcançando todas as companhias. E os atendimentos de emergência pelo 190.

CORPO DE BOMBEIROS – O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) vai reforçar seu efetivo operacional ordinário. Serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e operações de mergulho.

Além dessas atividades, o CBMRR manterá equipes de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar de prontidão durante todos os dias de realização da Paixão de Cristo no município de Mucajaí, assim como irá dispor de equipes de guarda-vidas na Praia Grande, na sexta (30), sábado (31) e domingo (1), destinados ao trabalho de orientação e prevenção em emergências aquáticas.

Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois caminhões da Companhia de Combate a Incêndio (CCI), com capacidade de 10 mil litros cada; uma ambulância do Resgate Urbano a Acidentados (RUA). O serviço ordinário ainda conta com uma caminhonete da Companhia de Busca e Salvamento (CBS), além das guarnições de combate a incêndios florestais preparadas para atender eventuais chamadas dessas ocorrências na área urbana e rural de Boa Vista. 

Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima, os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.

O CBM manterá diversas equipes de sobreaviso, para pronto emprego em possíveis demandas de combate a incêndio florestal que poderão surgir no período da semana santa.

Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente a Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

CAER – A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) estará em regime de plantão para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As agências de atendimento estarão fechadas, porém, o serviço de callcenter funcionará normalmente.

A Caerr orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, de 8h às 18h, pelo aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caerr.com.br.

#secom