Política

Governo lança projeto tecnológico para melhorar ensino nas escolas

Com o novo projeto, conteúdo será disponibilizado em três versões para aluno, uma delas de forma virtual, por meio de um aplicativo

O Governo de Roraima lançou, na noite desta segunda-feira, 02, o projeto RR Educa, em solenidade realizada no Colégio Militar Estadual Irmã Maria Teresa Parodi, escola que fica no Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, na zona Oeste, a primeira unidade a receber as novas ferramentas tecnológicas de ensino. 

O programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de ensino e reduzir em até 60% o índice de reprovação. A governadora Suely Campos (PP), em entrevista à Folha, destacou as mudanças positivas na unidade de ensino, desde a opção pelo modelo de ensino militarizado, até a adoção do RR Educa. “Vemos grandes mudanças positivas, que começaram com a adoção do ensino militar e agora com essa nova plataforma tecnológica, com pilares baseados no trabalho de pesquisa de doutores em educação em conjunto com o Ministério da Educação, para que os alunos possam ter acesso ao que há de mais moderno em termos de ensino dentro das bases curriculares estaduais”, disse.

Segundo ela, com essa ferramenta, os alunos terão acesso aos conteúdos, antes e depois das aulas, além do que, os pais vão poder acompanhar a rotina escolar dos filhos, se ele foi à escola e se não foi. “Tenho certeza que esse projeto será uma grande oportunidade para melhorar o rendimento escolar e motivar os nossos estudantes”, explicou.

Suely Campos disse que o governo colocou como meta reduzir em 60% o índice de reprovação no Ensino Médio. “O aluno terá aplicativo que poderá estudar o conteúdo em casa e na escola. Os pais poderão acompanhar o aluno, frequência, rendimento e interagir direto com os professores. É uma interação forte entre professor, aluno e família que terão mudanças significativas. Estamos inovando no Estado, pois a rede pública está lançando antes até que a particular. E a receptividade dos professores está sendo ótima para o Programa. Eu acho que será uma transformação no ensino público estadual”, frisou.

O gestor da unidade onde o programa foi lançado, coronel Elson Paiva, destacou a importância do investimento feito pelo governo para melhorar ainda mais a qualidade de ensino na escola. “É mais uma ferramenta que o nosso colégio ganha. O RR Educa só vem a somar com o trabalho realizado aqui pelos nossos professores. Já estamos colhendo os frutos desse investimento, com uma escola cada vez melhor. Uma escola que proporciona cada vez mais, condições de melhor ensino-aprendizado para os nossos alunos e professores”, disse.

METODOLOGIA – A metodologia utilizada visa melhorar em três vezes o nível do aprendizado, com conteúdo disponibilizado em três versões para que o aluno possa aprender. A primeira delas é em ambiente virtual, por meio de um aplicativo próprio, com o conteúdo disponibilizado antes, para que o aluno possa se familiarizar com o tema e responder questões em casa.

Na sala de aula, de forma presencial, o professor vai ministrar o conteúdo normalmente e tirar as dúvidas dos alunos que acessaram o conteúdo previamente. As salas terão ainda uma lousa interativa, onde professores e alunos terão inúmeras possibilidades de explorar os conteúdos com o auxílio da internet.

Para complementar, os estudantes terão acesso a atividades complementares após a aula, com mais conteúdos e outros tipos de exercícios, também por meio do aplicativo. Além de salas de aula equipadas com as lousas interativas, o Colégio Militar Estadual Irmã Teresa Parodi ganhou também um lounge, onde professores e alunos poderão acessar a Internet e enriquecer ainda mais o seu conhecimento com pesquisas. Ainda no mês de outubro, o projeto será implantado nas escolas Monteiro Lobato e Ana Libória.

Publicidade