Cotidiano

Governo lança calendário de pagamento e deixa Administração Indireta de fora

O Governo de Roraima lançou o Calendário de Pagamento dos Servidores 2017 na manhã de ontem, 16, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, no Centro Cívico, para que os servidores públicos estaduais tenham conhecimento de quando o salário estará na conta, incluindo o 13º salário. Contudo, o calendário inclui apenas aos servidores efetivos e comissionados, excluindo os da Administração Indireta.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Gestão Estratégica e Administração (Segad), Frederico Linhares, as secretarias da Indireta possuem administração própria, de modo que cada uma vai, de acordo com a respectiva capacidade, criar a própria programação de pagamento. “O calendário é direcionado ao servidor da Administração Direta, independente se o servidor é efetivo, comissionado ou temporário”, disse.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, destacou que, pela disponibilidade orçamentária que permitiu a criação do calendário, deveria ter sido feito um destinado a Administração Indireta.

“Para o servidor o importante é que toda categoria seja beneficiada, nem que seja com um pouco, mas que o pouco seja distribuído no todo”, criticou. Filgueira explicou que o Sintraima vai aguardar, a fim de que a Segad também possa beneficiar a Administração Indireta. “Vai sair outro calendário? Vai haver planejamento? Os servidores devem ter os direitos garantidos igualitariamente”, frisou.

SERVIDORES – Atualmente, a Administração Direta de Roraima tem o total de 11.960 servidores efetivos e 3.021 comissionados. Dos efetivos, 1.105 também recebem cargos comissionados. Linhares informou que a implantação do calendário dará mais segurança administrativa ao Estado, já que “o caixa do tesouro estadual terá o pagamento como foco principal”. “O calendário é justamente a ferramenta que o trabalhador tem e que a Secretaria da Fazenda terá para tornar isso realidade ao longo dos meses”, destacou.

PROGRAMA HABITACIONAL – Além do calendário de pagamento, o Governo também anunciou que lançará programa habitacional para servidores públicos do Estado. A iniciativa será realizada por meio do “Minha Casa, Minha Vida”, financiado pela Caixa Econômica Federal.(A.G.G)