Cotidiano

Governo inaugura feira e recuperação de vicinal em Pacaraima

As obras beneficiam diretamente a produção local das comunidades indígena de Guariba, Sorocaima I e Bananal

O Governo realizou ontem, 12, a inauguração da Feira de Sorocaima. Segundo a assessoria de comunicação, o novo empreendimento deve beneficiar os mais de 500 produtores das comunidades indígenas de Guariba, Sorocaima I e Bananal, que ficam localizadas no município de Pacaraima, na região Norte do Estado.

De acordo com Administração Estadual, foram investidos R$ 639.145,17 na construção da feira, que é composta por quatro blocos. No primeiro, estão concentrados dois boxes destinados a açougues, atividade já desenvolvida na região e que agora terá um espaço adequado atendendo às normas sanitárias vigentes, inclusive com câmara frigorífica para conservação das carnes. A revitalização foi feita por meio da parceira entre as secretarias de Infraestrutura (Seinf) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Na estrutura, os dois blocos centrais, com oito boxes, são destinados à comercialização de artesanato, frutas e hortaliças, doces e outros produtos da comunidade. O quarto bloco é destinado a duas lanchonetes, com área para mesas. Na parte posterior foram construídos sanitários masculino e feminino, além de um específico para Portadores de Necessidade Especiais (PNE).

A governadora Suely Campos (PP) esteve presente na inauguração e ressaltou que com a feira totalmente revitalizada, os moradores das comunidades indígenas da localidade terão espaço adequado para a comercialização de alimentos, produtos e artesanatos em geral. “Precisamos cada vez mais investir no setor produtivo. A agricultura familiar é muito forte em Roraima e vem crescendo a cada ano, gerando renda e proporcionando desenvolvimento”, disse.

Outro detalhe importante é a parceria firmada entre o Governo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima (Sebrae-RR). A proposta, segundo o titular da Seapa, Gilzimar Barbora é garantir serviços e produtos de qualidade, por meio da oferta de um curso de higiene e manipulação de alimentos para os produtores da região.

“Nós ofertamos este mesmo curso na Feira do Produtor, em Boa Vista, e os resultados foram excelentes. Isso garante qualidade nos serviços e nos produtos. Sai ganhando tanto o cliente quanto o feirante”, pontuou Barboza, ressaltando que as aulas começam já na próxima semana.

 

ESTRADA

Além da Feira de Sorocaima, o Governo também fez a entrega da revitalização da vicinal do Bananal. A obra teve um investimento de R$ 1,4 milhão, destinados por meio de emenda parlamentar do deputado Estadual Gabriel Picanço (PRB).

Além de recuperação da via, quatro das cinco pontes foram substituídas por galerias e a outra foi reformada. Também foram instaladas placas de sinalização, proporcionando maior segurança no tráfego.

Durante a inauguração, Suely Campos anunciou que a Seapa irá disponibilizar um caminhão para auxiliar os produtores da região no escoamento da produção. “Nos próximos meses eles já poderão contar com mais essa ferramenta”, finalizou.

Com informações do Governo do Estado.