Cotidiano

Governo e Prefeitura promovem Dia “D” de combate ao Aedes Aegypti

Ao todo as ações contam com mais de 800 pessoas, atendendo aos bairros com índices elevados de infestação do mosquito

Mais de 800 pessoas, entre agentes de saúde, servidores públicos, bombeiros e militares do Exército participam neste sábado, 15, de ações alusivas ao Dia “D” de combate ao Aedes Aegyptit, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A abertura oficial dos trabalhos ocorreu logo pela manhã, com solenidade pública na sede da 1ª Brigada de Infantaria de Selva de Roraima (1ª Bda Inf Sl), localizada no bairro 13 de Setembro, zona Sul da capital.

“Como parte integrante da sociedade, o Exército Brasileiro fica muito honrado em estar participando dessa ação tão vital para a população do nosso Estado, visto que os índices relacionados as doenças causadas por esse mosquito estão cada vez mais alarmantes”, destacou o comandante da Brigada, general Gustavo Dutra.

Além do general, a ação contou ainda com a presença da governadora Suely Campos (PP), que essa semana criou o Gabinete Integrado de Gestão Emergencial (GIGE). Segundo ela, o Estado, principalmente a capital, vem enfrentando seu pior momento no que diz respeito ao combate aos criadouros mosquito.

 “Comprovadamente, o Estado vive uma grande epidemia, o que acaba colapsando toda a rede pública de saúde. Cruzamento de dados da Vigilância em Saúde mostram que esse grande mutirão de saúde era mais que necessário. Só em 2017 temos mais de 1080 casos confirmados de Chicungunya. Hoje estamos todos unidos para diminuir esse número negativo. O efetivo do Exército terá o reforço valoroso dos nossos voluntários civis, de diversas instituições estaduais. E temos certeza que vamos atingir o nosso objetivo”, frisou Suely.

Até o momento, as equipes já percorreram os bairros Cauamé e Caranã, e outras sete localidades devem ser assistidas pela ação até o final do dia. A expectativa é de que sejam visitadas mais de 30 mil residências.

A Prefeitura de Boa Vista também está realizando desde esta manhã mutirões em algumas localidades cidade. O ponto de concentração das equipes ocorreu no Cras do bairro Silvio Leite, reunindo mais de 400 pessoas, entre militares do Exército e Aeronáutica, servidores de secretarias municipais e voluntários.

“Esse é um trabalho diário e que depende principalmente da participação da população. É sempre importante destacar que 75% dos problemas envolvendo esses criadouros está dentro da casa das pessoas. Então, é necessário que haja uma maior conscientização sobre o mal que esse mosquito provoca e de que com precauções simples é possível vencer essa batalha”, salientou a prefeita Teresa Surita.

 

VEJA QUAIS BAIRROS SERÃO VISITADOS:

OPERAÇÃO INVERNO (GOVERNO DO ESTADO)

– Cauamé
– Caranã
– União
-Jardim Caranã
– Jardim Primavera
– Piscicultura
– Nova Canaã
– Santa Luiza
– 13 de Setembro

MUTIRÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI (PREFEITURA)

– Silvio Leite
– Santa Tereza
– Jardim Equatorial
– Pintolândia
– Alvorada
– Tancredo Neves
– Cauamé
– Caranã