Cotidiano

Governo decreta ponto facultativo na segunda-feira

Saiba como funcionará os serviços durante o feriado prolongado

A próxima segunda-feira (02) será ponto facultativo em Roraima em decorrência do jogo da Seleção Brasileira. O Governo de Roraima informou quais os serviços estarão funcionando durante o feriadão.

SAÚDE

As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) funcionarão normalmente neste ponto feriado, dia 29, bem como no ponto facultativo, 02 de julho.

As unidades de saúde do interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por toda sexta-feira e na segunda-feira da mesma forma.

Já as unidades que fazem atendimento ambulatorial, como CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), Nerf (Núcleo Estadual de Reabilitação Física), CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem), bem como os setores administrativos não funcionarão. Na sexta-feira, feriado de São Pedro, essas unidades não funcionam, passando a atender normalmente na terça-feira, dia 3 de julho.

No feriado desta sexta-feira, 29, o atendimento nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) será voltado apenas aos pacientes já internados. Da mesma forma será no durante o ponto facultativo de segunda-feira, 2 de julho, atendendo apenas aos pacientes já internados e voltam a receber pacientes externos na próxima terça-feira, 3.

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) atenderá nesta sexta-feira, 29, apenas doadores agendados, retornando na terça-feira 03 de julho em expediente normal –  das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.

POLÍCIA CIVIL

A Delegacia Geral da PCRR (Polícia Civil de Roraima) informa que o atendimento nas unidades policiais civis, durante o feriado prolongado, que compreende o período de 29 de junho a 2 de julho, será normal, em regime de plantão em todos os distritos da capital para registro de Boletim de Ocorrência.

Para atender aos casos mais graves como Auto de Prisão em Flagrante (APF), Termo Circunstanciado de Ocorrência, TCO, e requerimento de Medidas Protetivas de Urgências (MPU), o atendimento será realizado na Central de Flagrantes, na sede do 5º DP (Distrito Policial) localizada na Rua Parque Industrial, S/N, bairro Distrito Industrial.

O atendimento na DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) vai funcionar 24 horas para registro de Boletim de Ocorrência. Casos mais graves de violência contra a mulher devem ser encaminhados à Central de Flagrantes, dentre eles, o requerimento de Medida Protetiva de Urgência. Importante ressaltar que a DEAM funciona em novo endereço, na Casa da Mulher Brasileira, localizada à Rua Uraricuera, s/n, bairro São Vicente.

POLÍCIA MILITAR

Nos dia 29 de junho feriado, fim de semana e ponto 02 de julho facultativo, respectivamente, a  Policia Militar de Roraima manterá o policiamento ostensivo e repressivo.  Na capital haverá um reforço no policiamento de rotina realizado pelo efetivo administrativo e pelos policiais que aderiram ao serviço voluntário. Além das operações Resposta Rápida realizada pelo GIRO- Grupamento de Intervenções Rápidas Ostensivas e Operação Sossego Alheio.

No interior do Estado também será mantido o policiamento de rotina com reforço nos municípios de Rorainópolis, Cidade Santa Cecília e Bonfim. Além de uma intensificação da atuação da força tática no município de Pacaraima. No sul do Estado também será realizada a operação preventiva Boa Noite Equador.

CORPO DE BOMBEIROS

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) informa que vai reforçar o efetivo operacional ordinário durante o período de 29 de maio a 2 de julho. Serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e operações de mergulho.

Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois Caminhões da Companhia de Combate a Incêndio, com capacidade de 10 mil litros cada; uma ambulância do RUA (Resgate Urbano a Acidentados). O serviço ordinário ainda conta com uma caminhonete da Companhia de Busca e Salvamento, além das guarnições de combate a incêndios florestais preparadas para atender eventuais chamadas dessas ocorrências na área urbana e rural de Boa Vista.

Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento. Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.

 A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil manterá guarnições de sobreaviso, para pronto emprego em possíveis demandas em situação de emergência ocasionada pelas chuvas que poderão surgir no período do feriado prolongado.

Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente a Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

CAER

A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informa que funcionará em regime de plantão durante o feriado para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As agências de atendimento estarão fechadas, porém, o serviço de callcenter funcionará normalmente.

A Caerr orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, de 8h às 18h, pelo aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caerr.com.br.

EDUCAÇÃO

No feriado dia 29 de junho, não haverá aula na rede estadual. No dia 02 de julho, no período da manhã, as aulas ficaram a critério de cada escola. No período da tarde haverá au