Cotidiano

Governo cria Gabinete de Gestão para minimizar efeitos da cheia

Gabinete Integrado de Gestão Emergencial será coordenado pela Defesa Civil, com a participação de mais 17 pastas

A governadora Suely Campos assinou na tarde de ontem, dia 3, em Caracaraí, um decreto que cria o Gabinete Integrado de Gestão Emergencial (GIGE), com a finalidade de planejar e executar ações de socorro e assistência à população atingida pelos efeitos negativos das fortes chuvas do inverno 2018, bem como das inundações, alagamentos e enxurradas em todo o Estado. O documento foi assinado na cidade porto por ela ser, atualmente, a mais afetada pelas rigorosas chuvas.

O GIGE funcionará sob a coordenação da Proteção e Defesa Civil Estadual, com a participação de representantes de 17 pastas que compõe a estrutura do Governo do Estado entre elas a Defesa Civil e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), podendo contar com o apoio de outras instituições como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Exército Brasileiro.

Mesmo antes da assinatura do decreto criando o Gabinete de Gestão, o CBMRR por meio da Defesa Civil já vem atuando em todo o Estado para minimizar os efeitos das fortes chuvas. Ao todo são mais de 14 localidades em sete municípios, entre eles Caracaraí, Mucajaí, Cantá, Alto Alegre e Caroebe que sofrem com as fortes chuvas. Segundo a Defesa Civil, os riscos maiores se dão por conta de locais onde a estrada foi coberta pelas águas ou em locais em que as pessoas tentam a travessia sem o devido cuidado.

“Não podemos deixar essas famílias em situação de risco. Criamos esse Gabinete justamente para isso, para auxiliar essas pessoas nessas localidades. Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil auxiliam em remoções, travessias. Tudo isso levando em consideração a segurança dessas pessoas. Agora as outras pastas envolvidas poderão prestar apoio em outros setores como a arrecadação de alimentos, entre outros”, disse a governadora Suely Campos.

Nível do rio sobe rapidamente e preocupa

Segundo o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Doriedson Ribeiro, o nível do Rio Branco em Caracaraí é uma preocupação constante, pois continua subindo rapidamente. “No dia 30 de junho, o manancial estava em 8,88 metros, na última medição, feita ontem [dia 3], o nível aumentou e chegou a 9,21 metros. A marca está próxima a que foi atingida em 2011, quando o nível do rio atingiu, em Boa Vista, 10,28 metros e em Caracaraí, 11,48”, detalhou.

“Pelo prognóstico meteorológico, é possível que se atinja a esse patamar neste ano, daí a necessidade de atuar preventivamente e já criar o Gabinete, como uma resposta do governo para auxiliar os municípios, a quem cabe a responsabilidade primeira em prestar auxílio a famílias atingidas pelas enchentes”, explicou Ribeiro.

RESPOSTA HÁBIL – Coronel Doriedson afirmou que neste primeiro momento não será declarada a situação de emergência em Caracaraí porque a Defesa Civil está conseguindo atuar com tempo de resposta hábil.

A prefeita de Caracaraí, Socorro Guerra, afirmou que a Defesa Civil vem atuando na localidade há algumas semanas, mas ressaltou a importância da criação do Gabinete. “Com esse grupo poderemos contar com o apoio de mais órgãos além da Defesa Civil. Isso será de grande ajuda. Todo inverno nós temos a cheia, mas da forma que está vindo agora está assustando porque o problema não é só a cheia do rio, mas também os alagamentos que ocorrem dentro da cidade por conta das chuvas. Estamos tendo água represada nos bairros e o rio está subindo”, declarou.