Cotidiano

Governo Federal organiza agenda de atendimento em abrigos

Objetivo é melhorar o fluxo do atendimento na área de saúde aos venezuelanos

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP-MS) do governo federal organizou uma agenda para atendimento aos venezuelanos em Roraima. Ação será desenvolvida entre os dias 20 e 24 de novembro.

O fluxo de assistência à saúde dos venezuelanos abrigados em Boa Vista e Pacaraima foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Sobre Saúde e Migração, composto por entes federativos.

Nesta segunda, dia 20, será realizada uma reunião no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Roraima, das 9h às 12h.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Roraima, Doriedson Ribeiro, comentou sobre a importância da ação ser feita de forma conjunta.

“Como a defesa civil é quem vem monitorando, nós recebemos o convite do Governo Federal. Roraima vem sofrendo os efeitos negativos principalmente em relação a saúde pública e temos superlotação no sistema por conta da procura de venezuelanos, deixando os hospitais dos municípios lotados, bem como a Maternidade e Hospital Infantil. O Estado vem há mais de 1 ano solicitando apoio e suporte do Governo Federal e precisamos de mais investimento, pois o espaço para o atendimento da população local está prejudicado por conta da migração. Esperamos que dessas reuniões técnicas saia algo que venha proporcionar apoio ao Governo Estadual, pois temos dificuldades de enfrentar sozinhos essa crise da migração venezuelana”, destacou.