Cotidiano

Governo Federal capacita profissionais da saúde

Durante a última semana, equipes do Estado e de municípios passaram por capacitação do Ministério da Saúde sobre combate à DST/Aids. Nos primeiros dias, foram abordados: manejo clínico de HIV, sífilis e hepatite para médicos e enfermeiros; de Boa Vista, Pacaraima e Amajari.

Nos outros dias, os gestores e trabalhadores de saúde dos municípios foram convocados para discutir a criação de uma agenda de cuidado de HIV em Roraima.

FORÇA – O tenente coronel Lima Gonçalves, do Exército Brasileiro, afirma que a Força Humanitária atua nos abrigos fazendo atendimento sanitário e de saúde com uma visita médica volante diária.

Médicos das Forças Armadas, acompanhados de enfermeiros e técnicos, passam nos abrigos e fazem atendimentos clínicos e em casos graves, encaminham para a rede estadual ou municipal de saúde.

“No que diz respeito a campanhas de DSTs, já houve ações por organizações não governamentais parceiras que realizam a gestão humanitária atividades de palestras sobre prevenção. Quando as equipes médicas realizam os atendimentos pessoais, orientam também”, informou.

ONGs – A Folha entrou em contato com ao menos três pessoas das organizações humanitárias responsáveis por ações nos abrigos, porém, não recebeu retorno até o fechamento da matéria. Uma delas indicou que a reportagem buscasse dados com o Exército Brasileiro.