Cotidiano

Gestantes reclamam de atendimento no posto de saúde do bairro Mecejana

Gestantes que fazem o pré-natal no posto de saúde do bairro Mecejana, na Rua do Pavão, estão insatisfeitas com o atendimento realizado naquela unidade. Elas denunciam que são mal atendidas por um médico estrangeiro e que, além disso, não conseguem entender o que ele fala. A falta de profissionais é outro problema apontado pelas pacientes.

O médico que fazia o acompanhamento das pacientes no local foi trocado, o que para elas foi considerado um ponto negativo. “Fui acompanhada desde o início por um profissional. Agora, já no final da gestação, o substituíram por um clínico geral cubano, que é ríspido e nos atende muito mal. Nas filas, todas as mulheres reclamam da situação”, disse uma das gestantes atendidas na unidade, Nathália Piro.

Além do transtorno causado pela mudança, a superlotação da unidade tem afetado diretamente as gestantes, segundo ela. “A minha consulta, que estava marcada para o dia 24 foi cancelada porque a agenda do clínico está cheia. O responsável informou que só terá vaga na próxima semana, o que é um absurdo, porque nós precisamos de acompanhamento semanal, principalmente no final da gestação”, reclamou.

Outro problema apontado é em relação à falta de profissionais. “A enfermeira responsável pelo atendimento das gestantes está de licença desde o início do ano e nunca colocaram outra pessoa no seu lugar. O certo é que antes de sermos atendidas pelo médico deveríamos passar pela enfermeira, o que não está acontecendo”.

Após o ocorrido, Nathália disse que precisou buscar atendimento em outras unidades de saúde. “Fui ao posto de saúde do Pricumã, no início da semana, e a funcionária ficou muito preocupada porque o exame constatou uma infecção urinária grave, o que pode apressar o parto ou levar o bebê à morte. Logo depois, fui até a maternidade, onde fiz outro exame e fui medicada. Agora imagina se eu tivesse esperado no posto Mecejana? É complicado”, protestou.  “A Prefeitura precisa fiscalizar e regularizar esta situação, o posto de saúde do Mecejana está abandonado. Quando vamos lá só sentimos raiva” concluiu.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista informou, em nota, que lamenta “qualquer episódio em que o atendimento humanizado e acolhedor não tenham sido colocados em prática”. “A gestão municipal não apoia nenhum tipo de desrespeito ou mau tratamento aos usuários da rede de saúde”, frisou.

Em relação à falta de uma enfermeira, a Prefeitura frisou que a unidade possui duas profissionais da área e que uma delas está de licença médica, enquanto a outra continua realizando o atendimento normalmente. (B.B)