Política

Genro da prefeita de Boa Vista afirma que arma apreendida era para tiro esportivo

Frederico Guilherme Capute de Oliveira, marido da superintendente do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Luciana Surita, filha da prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMBV), preso na última quinta-feira, dia 28, durante a Operação da Polícia Federal Anel de Giges, acusado de porte ilegal de armas, foi liberado após passar por audiência de custódia e pagar fiança de R$ 28 mil. 

Ele informou em nota enviada à imprensa, que a apreensão ocorreu na casa dele e que as armas seriam legais, e usadas para tiro esportivo. Na ocasião, foram apreendidos pela polícia um fuzil 762, de uso exclusivo das Forças Armadas, e uma pistola ponto 54 com munição.

“Reafirmo que a arma foi aprendida em minha residência e não na casa da prefeita Teresa Surita, como vem sendo veiculado em alguns veículos da imprensa”, esclareceu o secretário. A informação é de que a casa onde Frederico mora com a esposa Luciana Surita, fica no mesmo terreno da casa da prefeita.

Ele garante ainda, que mantinha o armamento de forma legalizada. “Sou praticante de tiro esportivo, com inscrição vigente e as armas possuem registros junto aos órgãos de Segurança, ou seja, as armas são legais e não produto de contrabando como algumas pessoas mal-intencionadas têm propagado”, informou.

Ele destacou ainda, que o ocorrido não tem relação alguma com a função de secretário adjunto de Segurança e Trânsito, o que exime a Administração Municipal de qualquer co-responsabilização. “Espero que o fato seja rapidamente esclarecido e que as informações erroneamente divulgadas sejam corrigidas”, comentou.

Capute não era alvo da ação, mas a esposa, Luciana Surita, investigada na operação da PF. Ele foi preso em flagrante pelos agentes que conduziam a operação e na ocasião não localizaram registros das armas, nem autorização dele como colecionador ou como atirador na residência dele, onde ocorreu a apreensão.

OPERAÇÃO – A Operação Anel de Giges investiga membros da família do senador Romero Jucá e da prefeita Teresa Surita (ambos do PMDB) acusados de peculato, lavagem de dinheiro e desvios de R$ 32 milhões em verbas públicas.

A ação foi deflagrada na última quinta-feira, dia 28 de setembro, e é resultado de investigações, conduzidas pela PF em parceria com o MPF (Ministério Público Federal) e Receita Federal, para apurar indícios de irregularidades financeiras na construção do conjunto habitacional Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste, que faz parte do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”.

Os alvos da operação são o ex-deputado estadual Rodrigo de Holanda Jucá e Marina de Holanda Jucá, filhos de Romero Jucá, e Luciana Surita e Ana Paula Surita, filhas da prefeita, proprietários da Fazenda Recreio e que autorizaram a venda de parte dos terrenos para construção do conjunto habitacional. Também foram indiciados dois proprietários da empresa CMT Engenharia, responsável pelas obras.

Publicidade