Cultura

Gastronomia roraimense na Região Sul do país

A chef de cozinha Denise Rohnelt de Araújo será palestrante do Fartura Gastronomia (RS) e Santa Teresa Gourmet (ES), destinados à gastronomia brasileira

Pimenta, tucupi, licor de buriti e farinha de mandioca são ingredientes muito conhecidos da Gastronomia roraimense que passam a ser conhecidos também pelos chefs de cozinha do Espírito Santo e Rio Grande do Sul. A chef de cozinha Denise Rohnelt de Araújo pesquisa ingredientes produzidos em Roraima e divulga-os em eventos destinados à gastronomia. Dessa vez, ela irá participar do Fartura Gastronomia (RS) e Santa Teresa Gourmet (ES).

“Vou dar uma aula com degustação. Irei fazer a Damorida Macuxi e vou levar paçoca de carne de sol da Tia Nega, pois é um dos pratos que está no livro “Fartura – Expedição Brasil Gastronômico” volume 3, que tem um capítulo inteiro dedicado a Roraima”, contou a chef.

Denise é gaúcha, mas, há vinte e cinco anos, escolheu Roraima para morar. Cozinheira, é formada pelo Instituto de Artes Culinária Mausi Sebess, de Buenos Aires.

Ela é responsável pela página Letras Saborosas do jornal Folha de Boa Vista. Há quatro anos responsável pela página, Denise divulga e representa o potencial gastronômico de Roraima em eventos ligados ao segmento realizado em todo o País. Um dos seus projetos é produzir pequenos kits de cozinha com ingredientes que fazem parte da gastronomia Roraimense, ela presenteia aos grandes chefs de culinária do Brasil e do mundo. O objetivo é evidenciar a capacidade de Roraima de apresentar novos sabores para o mundo.

“A participação nesses eventos faz parte da divulgação que venho fazendo há mais de cinco anos dos ingredientes e da cultura alimentar indígena de Roraima, que fazem parte da minha pesquisa. No ano passado, no final de outubro, estive no palco do maior congresso de gastronomia da América Latina, o Mesa Tendências São Paulo, onde apresentei o meu estudo sobre os produtos, bebidas e pratos que podem ser feitos a partir da mandioca brava”, relatou.

O kit é formado por pimentas jiquitais, murupi, olho de peixe e malagueta. Canaime em natura, Tucupi preto feito pelos índios wapichana e macuxi, licor de buriti e bombons com sabor da terra, salva do lavrado, beijus e farinha de mandioca.

Festival Fartura Gastronomia

No final de semana, de 16 e 17 de abril, mais de 100 atrações gastronômicas e culturais de diversos estados brasileiros estarão reunidas no Festival Fartura Gastronomia Porto Alegre. O evento é uma parceria entre o Projeto Fartura Gastronomia, composto de uma expedição, cinco festivais e canais de comunicação – livros, filmes, site e mídias sociais – e Destemperados, uma multiplataforma de gastronomia composta por site, redes sociais, guias e a Casa Destemperados.

Santa Teresa Gourmet

Nesta terceira edição, o Santa Teresa Gourmet, traz a temática COZINHAS DO BRASIL, onde a programação inclui aulas-show com chefs renomados de cada região do Brasil em um mix de sabores, texturas e experiências. O evento também promoverá encontro de food trucks, aulas kids e demais atrações que serão espalhadas por toda a cidade. Acompanhe o festival no site oficial www.santateresagourmet.com.br!