Polícia

Fuga de detentos é frustrada

O clima na Penitenciária está tenso desde o começo da semana devido à alimentação estar sendo racionada

Detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) fizeram muito barulho na Ala do Cadeião, na madrugada de ontem, dia 19, depois que um dos presos começou a passar mal. Agentes penitenciários explicaram que os gritos seriam uma tentativa de pedir socorro e não teriam relação com rebelião, embora o clima seja tenso na Unidade Prisional por conta do racionamento de comida.

Por outro lado, a reportagem da Folha entrou em contato com a Sejuc, para saber se o preso que precisou de socorro não estava envolvido na escavação de um túnel, como ocorreu há dois meses, quando um detento ficou sem oxigênio depois que as paredes do túnel desabaram, impedindo a entrada de ar. Surgiram também informações de que os presos tentaram fugir e a ação foi frustrada pelas equipes de segurança.

O detento foi levado para o Pronto Socorro Francisco Elesbão, no Hospital Geral de Roraima (HGR) e estava dentro da cela na Ala destinada a presos do regime fechado, quando precisou ser socorrido.

Em nota, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que policiais que fazem a vigília nas guaritas da Pamc perceberam uma movimentação dos detentos em uma área onde a permanência é proibida.

“Na ocasião foi necessário fazer disparos para conter a tentativa de fuga. De imediato houve recuo dos reeducandos. Na vistoria foi identificado um buraco que estava transpassando o muro e os reparos estão sendo providenciados”, destacou a nota.

A Sejuc também afirmou que, como protocolo de segurança, foi mobilizada uma equipe de segurança especializada para adentrar o presídio e fazer uma contagem de rotina.

O quadro de saúde do presidiário não foi informado pelo governo, no entanto, um agente contou à Folha que ele permanece estável. (J.B)