Política

Fronteira entre países é reaberta

A passagem estava fechada por determinação do presidente Nicolas Maduro desde 13 de dezembro

A fronteira entre Brasil e Venezuela foi reaberta na tarde dessa sexta-feira (06). A passagem estava fechada por determinação do presidente Nicolas Maduro desde 13 de dezembro.

Os setores de importação e exportação já estavam reativados e o posto de combustível internacional de Santa Elena de Uairen já havia voltado ao funcionamento desde terça-feira (03).

Segundo Fátima Araújo, secretária adjunta de Relações Internacionais do Governo de Roraima o contato mantido com as autoridades venezuelanas auxiliou para que a fronteira seja reaberta para a passagem dos veículos.

“A partir deste sábado, funcionários da aduana estarão atendendo turistas que quiserem adentrar ao país” relatou.

A reabertura contou com a presença o prefeito de Santa Elena de Uairén Manoel de Jesus Valle e autoridades militares representantes da Aduana fizeram a abertura oficial da Fronteira.

Segundo o decreto, o fechamento, inicialmente previsto para durar 72 horas, foi necessário para combater o contrabando de cédulas nacionais por máfias dos dois países. Desde então, o trânsito estava livre apenas para pedestres e veículos que transportam alimentos.

Alguns brasileiros, turistas ou trabalhadores, que estavam com seus veículos na Venezuela enfrentaram problemas para voltar ao Brasil.

‘Mais de 200 brasileiros receberam algum tipo de assistência da secretaria para conseguir entrar na Venezuela ou voltar para o Brasil. A maioria deles eram de Manaus e de outros estados que precisavam passar com seus carros” explicou Fátima.

Durante o período de fechamento, para trazer os veículos de volta, os brasileiros tiveram que solicitar autorização junto ao Comando do Exército – Fuerte Roraima.