Cultura

Fotoclube Roraima realiza visita fotográfica no Parque Nacional do Viruá

Evento faz parte do calendário de ações do ICMBio e entidades parceiras para o incentivo do ecoturismo

O Fotoclube Roraima em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou uma visita ao Parque Nacional do Viruá durante a celebração do Dia Mundial das Áreas Úmidas (RAMSAR). O evento contou com uma saída fotográfica, com pernoite no Parque, para registros de paisagens e espécies da fauna e flora das florestas e áreas abertas pantanosas da UC, chamadas campinaranas. A visita ocorreu na última sexta-feira, 2.

Durante a visita, uma palestra sobre a biodiversidade foi realizada pela gestora do Parque Nacional do Viruá, Beatriz Ribeiro, que chamou a atenção de fotógrafos e de moradores locais para a riqueza extraordinária da região, que possui números recordes de espécies de aves (535) e peixes (500) registrados em áreas protegidas no Brasil.

O Parque Nacional do Viruá é administrado pelo ICMBio, e faz parte de uma rede de sítios de importância internacional para a conservação das áreas úmidas (Sítios Ramsar). Os Sítios Ramsar são designados pela Convenção Mundial das Áreas Úmidas, para assegurar a preservação das espécies e ecossistemas de áreas úmidas e promover a geração de benefícios a partir do uso inteligente da biodiversidade e dos recursos destas áreas.

“O ecoturismo é uma atividade que traz retornos econômicos relevante em áreas úmidas ao redor do mundo, e receberá um grande impulso no Parque Nacional do Viruá através da implementação de parcerias, para implantação de estruturas, capacitações e ordenamento das atividades”, explicou um dos membros do Fotoclube Roraima, Max Schmoller.

Segundo ele, o turismo de observação de vida silvestre, especialmente aves, e o turismo embarcado são atividades prioritárias para o ecoturismo no Parque, em razão do alto potencial local e da grande procura pelo público regional e internacional.

A visita faz parte de acordo firmado entre a diretoria do Fotoclube Roraima (FCRR) e a administração do Parque Nacional do Viruá (PNV).

“O objetivo é realizar esses acessos dos fotógrafos para coleta fotográfica da vida silvestre, paisagem e flora local, incluindo a produção conjunta de um guia fotográfico dos roteiros existentes no parque, além de uma capacitação de condutores locais para apoio a atividades fotográficas no parque”, explica Max.

Viruá

O Parque Nacional do Viruá (ou Parna Viruá) é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal subordinada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), tendo sido reconhecido em 2017 como um sítio Ramsar (Convenção Sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional) e conta com o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

O Parque possui como atrativo principal sua enorme biodiversidade, incluindo grande diversidade de ecossistemas e paisagens, 1262 espécies de plantas, além de 535 espécies de aves e 500 espécies de peixes, que tornam o PN Viruá o atual recordista brasileiro em diversidade de vertebrados (totalizando 1272 espécies registradas).